Rita começou a praticar Yoga em 2005, quando ainda vivia em Paris, com Martinne Guennec, professora diplomada pela Fédération Française de Hatha Yoga e formada por Sri Ashesh & Swami Saraswati do Himalaya Center, em Rishikesh, Índia.

Rapidamente se apaixonou pelo estudo e pela prática do Yoga e, de regresso a Portugal, fez a formação de professores de Yoga junto da Federação Portuguesa de Yoga, entre 2008 e 2012. Paralelamente, com uma preocupação constante de formação contí­nua, continuou a estudar e praticar Hatha Yoga de forma mais aprofundada com o Mestre Georges Stobbaerts e com Walter Thirak Ruta, discí­pulo de Śrī Śrī Śrī Satchidananda Yogi de Madras e fez diversos workshops com Pedro Kupfer. 

Em 2014, ao mudar-se para São Miguel, iniciou a prática e o estudo de Ashtanga Yoga na Casa Vinyasa Açores, sob a supervisão do Prof. Paulo Andrade. Em 2015, teve o privilégio de praticar Ashtanga Yoga quotidianamente com Nick Evans e Katia Garcia, ambos professores autorizados pelo KPJAYI, que se deslocaram a São Miguel para um retiro de dois meses e, desde então, este método tornou-se a fundação da sua prática pessoal.

Fez vários workshops e seminários intensivos de Ashtanga Yoga com diversos professores autorizados e certificados pelo KPJAYI, como Tomaz Zorzo, David Swenson, Harmony Slater, Mark Robberds e Deepika Mehta, até encontrar o professor do seu coração, Peter Sanson, com quem faz pelo menos um intensivo anualmente, pois a sua forma de ensinar com simplicidade e humildade a inspira bastante. 

No final de 2016, fez a sua primeira viagem à Índia e, durante dois meses, estudou e praticou sob a orientação de Saraswathi Jois no KPJAYI, segundo a tradição deixada pelo seu pai, Sri K. Pattabhi Jois.

Aproveitou igualmente para aprofundar o estudo da Filosofia do Yoga, do Yogasūtra de Patañjali e da Bhagavad-Gītā com a Dra. M. A. Jayashree e o Dr. Narasimha e Lakshmisha Bhat, professor de Sânscrito e Filosofia do Yoga do KPJAYI. 

Em 2018 e depois novamente em 2019, regressou ao KPJAYI, em Mysore, Índia, para continuar a sua aprendizagem de Ashtanga Yoga, sob a supervisão de Sharath Jois R. e aprofundar os seus estudos de Textos Sagrados e Sânscrito com Vigneshwar Bhat e Lakshmish Bhat e de Vedanta com Arvind Pare, agora o seu professor de referência dentro desta tradição, que tão bem complementa a sua prática de Yoga.

Rita escolheu o Yoga como via, ou talvez tenha sido o Yoga a escolhê-la a ela... Através da sua prática constante e do estudo dos textos sagrados do Yoga, Rita conseguiu encontrar uma base sólida para tentar pôr em prática um dos maiores e mais importantes desafios da sua vida : viver o Yoga além do tapete, aplicando e realizando os seus ensinamentos na vida quotidiana.

Rita Trindade

Padma Final 01.jpg

Padma Yoga Shala

Largo de São João, nº18, 2º andar

9500-106 Ponta Delgada

padmayogashala@gmail.com