top of page

Em 2024...

Horário 2024.jpg

- AS AULAS MYSORE STYLE SÃO ADAPTADAS A TODOS OS NÍVEIS DE PRÁTICA -

 

- O SHALA ABRE CERCA DE 15 MINUTOS ANTES DE CADA AULA -

- ÚLTIMA ENTRADA MANHÃ: 7h30 / ÚLTIMA ENTRADA TARDE : 18h00 -

 

A porta é ENCERRADA quando o último praticante sair.

Mais informações : padmayogashala@gmail.com

Julho

7º ANIVERSÁRIO

🪷 Terça-feira, 2/07 🪷

das 17h30 às 19h30

🪷 Satsaṅg e Convívio 🪷

🍃🪷🍃

Eventos especiais e

próximas aulas de prāṇāyāma (प्राणायाम - controlo do sopro e expansão da energia vital),

de dhyāna (ध्यान - meditação), de aperfeiçoamento de āsana (आसन - posturas)

ou conferências no Padma Yoga Shala🪷🍃.

 

“8. Vender a sublime doutrina dos sábios como uma mercadoria causaria arrependimento.”

 

A oitava das Dez Causas de Arrependimento

in “A Via Suprema segundo o Yoga Tibetano”, também conhecido como “O Rosário das Pedras Preciosas”,

que apresenta as vinte e oito categorias de preceitos do Yoga, compiladas por Gampopa, no séc. XII, mas transmitidas oralmente segundo a Tradição Tibetana desde a Antiguidade…

Para mim, o espaço do Padma Yoga Shala🪷🍃, ou própria transmissão dos ensinamentos do Yoga, nunca foram considerados um negócio, mas sim uma oportunidade para viver uma Vida de Yoga ao quotidiano, de acordo com os valores elevados das Leis Universais, dos Yama/Niyama, Dharma, e Karma  partilhá-los com todos aqueles que estão dispostos a colocar a sua intenção sincera e energia para fazer o mesmo. A partilha dos ensinamentos do Aṣṭāṅga Yoga, é parte integrante da minha prática espiritual e do meu svadharma (Dever Pessoal ou Missão de Vida).

 

Assim, de acordo com esse alinhamento e integridade pessoal, o que procuro alcançar dentro do Padma Yoga Shala🪷🍃 é a manifestação de um re-equilíbrio energético, o que significa que cada pessoa que frequenta o espaço e as aulas de Yogadeve sentir que existe um perfeito equilíbrio entre dar e receber. Porque há “coisas” que “não têm preço”, têm simplesmente o valor que lhes atribuímos, em diferentes momentos da nossa existência e de acordo com as nossas possibilidades…

Este modo de funcionamento, em que nos sentimos prontos para dar tudo o que nos é possível dar e aceitar de forma equânime o que quer que seja que nos retorna (mesmo que esse retorno não aconteça no mesmo instante, nem venha através das mesmas pessoas, nem seja aquilo que “gostaríamos” que fosse…) implica Desapego, mas acima de tudo, muita Confiança na Ordem Cósmica e na Sabedoria do Universo, principalmente num mundo que ainda funciona como o nosso e que, cada dia, somos confrontados a todas as despesas fixas e contas que temos para pagar. É algo a que tenho sido pessoalmente confrontada ao longo de toda a minha vida (e mais especificamente ao longo da última década) e é, neste momento, o único modo de funcionamento que faz verdadeiramente sentido para mim, pois promove a cooperação, a equanimidade, a solidariedade e a valorização pessoal e social. É uma forma de aparigraha (अपरिग्रह), a não-possessão, assim como de īśvarapraṇidhāna (ईश्वरप्रणिधान), o dom de si mesmo, a “oferenda de todas as suas acções a Deus”.

 

Manusmṛti, 8.15

धर्मो रक्षति रक्षितः

dharmo rakṣati rakṣitaḥ

 

Aqueles que protegem o Dharma são protegidos pelo Dharma.”

Assim, as tarifas abaixo referidas, constituem a CONTRIBUIÇÃO MENSAL RECOMENDADA, a ser respeitada por todos os novos alunos no primeiro mês, tempo necessário para nos conhecermos melhor e perceber se existe ressonância entre o que proponho e o que procura. Após esse período inicial, caso não possa doar este valor, mas tenha uma motivação sincera para praticar Aṣṭāṅga Yoga, por favor fale comigo. Principalmente nos dias que correm, em que as crises se sucedem ininterruptamente e que tantos tiveram de aprender a viver em constante estado de sobrevivência, é importante que exista Solidariedade e Compaixão entre todos. Se sentir que a prática de Aṣṭāṅga Yoga é benéfica para a sua vida, não deixe de praticar por questões financeiras, existe sempre a possibilidade de encontrar uma solução que seja conveniente a ambas as partes, nem que seja através de uma troca de serviços ou de bens. Mesmo quando achamos que não temos nada para dar, é importante relembrar que não há nada mais precioso que o nosso tempo e a nossa disponibilidade, quando partilhados com o Coração aberto.

Contribuição Mensal Recomendada

2x/semana - 50€

3x/semana - 60€

Qualquer pedido para frequentar as aulas no Padma Yoga Shala🪷🍃, passa por um processo de validação pessoal que implica uma resposta por e-mail do interessado, às questões que lhe serão colocadas sobre o seu eventual percurso no caminho do Yoga, assim como as suas motivações e intenções para praticar Aṣṭāṅga Yoga e a compreensão e aceitação dos princípios de Ética do YogaAssim, relembro que é indispensável ler com atenção a página dos Yama /Niyama e verificar se ressoa com estes princípios e que se sente disposto a praticá-los com o mesmo interesse e dedicação que as posturas (āsana), antes de manifestar a sua intenção de frequentar as aulas no Padma Yoga Shala🪷🍃.

 

Reservo o direito de negar ou rescindir a admissão, por questões de preocupação de segurança da comunidade, por questões de aderência aos horários propostos, por questões de orientação ética ou de incongruências com a comunidade ou os valores desta prática.

Contribuição Mensal

bottom of page