Ashtanga Yoga...

Através de uma prática de Yoga estável e regular, é possível desenvolver uma maior consciência do nosso corpo, da nossa respiração e da nossa mente, criando assim um terreno propício ao equilíbrio fisico, psíquico e emocional, ao auto-conhecimento, à paz interior e à espiritualidade. À medida que vamos integrando os ensinamentos do Yoga e os vamos aplicando na nossa vida quotidiana, além do tapete, podemos igualmente observar a manifestação de uma relação mais plena e consciente connosco mesmos, com os outros e com o mundo.

O espaço oferece aulas de INTRODUÇÃO à Primeira Série de Ashtanga Vinyasa Yoga, respeitando a tradição deixada por Śrī K. Pattabhi Jois e perpetuada pela sua família, R. Sharath Jois e Saraswathi Jois, em Mysore, na Índia. 

O Ashtanga Yoga é um sistema de Yoga dinâmico difundido por Śrī K. Pattabhi Jois (1915 - 2009), em Mysore, no sul da Índia, através do qual é feita a aprendizagem progressiva de seis séries de posturas pré-determinadas (आसन āsana), em sincronização com uma respiração consciente (विन्यास vinyāsa) e a fixação do olhar em pontos específicos (दृष्टि dṛṣṭi). 

A principal característica do Ashtanga Yoga é o Vinyasa (विन्यास vinyāsa) – a coordenação consciente entre a respiração, o movimento e as posturas, efectuada com o intuito de criar calor interno, aumentar a circulação sanguínea e produzir transpiração, de forma a iniciar um profundo processo de desintoxicação física e mental.

 

As aulas leccionadas no Padma Yoga Shala🌿 são uma introdução à primeira das seis séries do Ashtanga Yoga. Apesar deste método ser bastante desafiante e exigir dedicação e paciência por parte dos praticantes, pode ser adaptado a qualquer aluno independentemente da idade ou condição física. 

 

Existem dois tipos de aulas. As aulas em Mysore Style são a forma tradicional de praticar Ashtanga Yoga. São aulas de grupo adaptadas a todas as pessoas, independentemente do nível de experiência, onde cada aluno memoriza a sequência e trabalha ao seu próprio ritmo, acompanhado individualmente pelo professor. Nas Aulas Guiadas, os alunos seguem o ritmo indicado pelo professor que os guia através da contagem tradicional de cada vinyāsa, em sânscrito. As aulas guiadas não são recomendadas aos alunos iniciantes, é necessária alguma experiência das posturas e da sequência, para conseguir acompanhar o ritmo da aula. 

 

Para mais informações sobre o Ashtanga Yoga, podem visitar a página oficial do Paramaguru R. Sharath Jois, em https://sharathyogacentre.com.

 

O Shala encerra aos feriados, fins de semana, dias de Lua Cheia e de Lua Nova.