top of page
Rechercher
  • Photo du rédacteurRita

Newsletter de Março/2018


Yoga não é apenas āsana. O Yoga é um sistema de autoconhecimento com oito membros ou etapas que são : Yama (Refreamentos), Niyama(Observâncias), Āsana (Postura), Prāṇāyāma (Disciplina do Sopro), Pratyāhāra (Recolher dos sentidos), Dhāraṇa (Concentração), Dhyāna(Meditação) e Samādhi  (Ênstase). Alguns desses membros, como o āsana, são apenas praticados nas aulas ou durante a nossa prática pessoal, mas os seus efeitos e benefícios podem e devem acompanhar-nos ao longo de todo o nosso dia, na vida quotidiana. O Yoga é um sistema suficientemente flexível para se adaptar às necessidades de cada indivíduo, independentemente das suas capacidades, do seu potencial ou da sua idade. Apesar das condicionantes da nossa própria natureza, do nosso temperamento e também das circunstâncias exteriores a nós mesmos, como a nossa vida pessoal, familiar, profissional, etc., é sempre possível deixar o Yoga entrar na nossa vida e adaptar-se ao momento presente. Como nos diz Patañjali :


Y.S. I, 1

अथ योगानुशासनम्॥१॥ 

atha yoga-anuśāsanam ॥1॥ 

«Agora, o ensino tradicional do Yoga [vai ser feito].»


Atha: agora. Não antes, não depois, simplesmente agora… Cada momento é o momento ideal para começar, aperfeiçoar ou adaptar o nosso estudo e prática do Yoga. No mundo actual, onde o ritmo frenético nos deixa muitas vezes “desligados” da nossa verdadeira essência, é preciso parar, respirar, observar, sentir. Em vez de esperar que surjam na nossa vida quotidiana as condições perfeitas para que possamos dedicar-nos ao estudo e à prática de Yoga, podemos simplesmente aceitar as possibilidades do momento presente, criando assim espaço e liberdade para que o Yoga se adapte às condições actuais da vida, AGORA…


ATENÇÃO - O SHALA ESTARÁ ENCERRADO NOS DIAS 23 e 26 DE MARÇO



Este mês, para poder estar presente num Workshop de Ashtanga Yoga no continente e dar assim continuidade à minha formação, algo que considero indispensável na via do Yoga, o Shala estará fechado na sexta-feira, dia 23 de Março e na segunda-feira, dia 26 de Março. As aulas destes dias poderão obviamente ser compensadas noutros horários que se adaptem às vossas necessidades e às possibilidades do Shala.


OS HORÁRIOS


Tenham em conta as alterações no horário de Ashtanga Yoga, que deixou de contar com as aulas de domingo e tem agora aulas Guiadas/Mysore Style às segundas-feiras, às 18h30 e às sextas-feiras, às 6h45. Nestas aulas guiadas, a pontualidade é importante, por isso tentem chegar com alguns minutos de antecedência, por favor.


LUAS DE MARÇO

Sexta-feira, 2 de Março - LUA CHEIA

Sábado, 17 de Março - LUA NOVA

Sábado, 31 de Março - LUA CHEIA


Excepcionalmente, para compensar a minha ausência de 23 e 26 de Março, haverão aulas de Ashtanga Yoga no primeiro dia de Lua Cheia, sexta-feira, 2 de Março, tanto no horário da manhã (Guiada/Mysore Style às 6h45) como no horário da tarde (Mysore Style a partir das 18h30). 


OS WORKSHOPS


Para quem deseja conhecer, iniciar ou aperfeiçoar a sua prática de Yoga, ou para quem quer simplesmente conciliar prática e férias, aproveitando a ocasião para conhecer a ilha de São Miguel, o Padma Yoga Shala🌿 vai propor workshops de iniciação ou intensivos de Ashtanga Yoga com diferentes professores, cuja experiência pessoal da prática seja bastante longa e regular. O contacto e a partilha de experiências com pessoas que fizeram do Yoga a sua forma de estar e viver no mundo, pode trazer à nossa própria prática uma nova inspiração, um alargar de horizontes. Todos os pedidos de informação e inscrições devem ser feitos através do mail padmayogashala@gmail.com. Atenção, as vagas são limitadas…


4 a 6 de Maio

Workshop de Iniciação

ao Ashtanga Yoga

com  Lea Perfetti & Tarik van Prehn



Serão três dias de prática de Ashtanga Yoga em Ponta Delgada - São Miguel - Açores, segundo a tradição de Sri K. Pattabhi Jois. O Ashtanga Yoga é um sistema dinâmico originário do Sul da Índia. É caracterizado pela sincronização do movimento e da respiração. Existem três series de posturas que visam desintoxicar o corpo, o sistema nervoso e estabilizar a mente. A prática regular do Ashtanga Yoga promove um corpo forte, flexível e resistente assim como uma mente tranquila e determinada.

Este workshop está aberto a alunos principiantes, intermédios e avançados. Além das práticas guiadas e estilo Mysore Tarik & Lea irão explicar as bases técnicas e filosóficas do Ashtanga Yoga assim como os seus efeitos terapêuticos, respondendo a questões e dúvidas colocadas pelos participantes. Lea & Tarik têm uma vasta experiência prática no ensino do Ashtanga Yoga, tendo ensinado nos EUA, Portugal, Espanha, Noruega, Tailândia, Brasil, Austrália, Hawaii e Polónia. 

Todos os verões ministram o Yoga, Surf & Sun, um dos melhores programas de Yoga e Férias da Europa.


3 a 7 de Outubro

Workshop Intensivo de Ashtanga Yoga com  Vera Simões



Com a Vera Simões, professora autorizada Nível II pelo Shri K. Pattabhi Jois Ashtanga Yoga Institute, co­-fundadora e professora do Ashtanga Cascais Yoga Shala desde 2007, vão ter a possibilidade de aprofundar a vossa prática de Ashtanga Yoga durante cinco dias seguidos, aproveitando o fim de semana prolongado graças ao feriado que comemora a implantação da República, a 5 de Outubro.

A Vera começou a praticar Yoga aos 16 anos, em 1999 iniciou as primeiras aulas, Workshops e Curso de Instrutores de Yoga. Mas só a partir de  2003 é que aprendeu Ashtanga Yoga segundo as direcções do professor Tarik Van Prehn. Em 2007 iniciou as suas viagens a Mysore, no Sul da India, para estudar Ashtanga Yoga no reconhecido Shri K. Pattabhi Jois Ashtanga Yoga Institute (KPJAYI). Em 2010 recebeu das mãos do seu professor, Sharath Jois, a honra de ser professora Autorizada com a sigla do KPJAYI. E em 2016, voltou a ter a alegria de receber o Nível II da Autorização para o ensino do Ashtanga Yoga segundo os moldes do KPJAYI. As suas aulas reflectem a influência dos seus professores, procurando manter a tradição de Mysore e da família Jois.


SHARATH JOIS EM PORTUGAL (ODEMIRA)



A todos os interessados, Sharath Jois, neto de Shri K. Pattabhi Jois, filho da minha querida professora, Saraswathi Jois e actual director do Shri K Pattabhi Jois Ashtanga Yoga Institute em Mysore, vai estar em Portugal pela primeira vez, para um retiro de Ashtanga Yoga, de 9 a 14 de Setembro de 2018, perto da Zambujeira do Mar. Se estiverem interessados, podem encontrar todas as informações necessárias e fazer as vossas inscrições, através do site internet do evento:  https://www.sharathjoisportugal2018.com.

E pronto, por este mês será tudo! A todos os alunos do Padma Yoga Shala, agradeço o vosso interesse e dedicação, assim como a vossa compreensão relativa à necessidade de organização do espaço e dos horários, à medida que o número de alunos regulares vai flutuando. A minha principal intenção é, e será sempre, partilhar o meu amor pelo Yoga como filosofia de vida, preservando a qualidade de um ensino tradicional e personalizado, onde cada um possa encontrar um espaço seguro para avançar pelo caminho do Yoga ao seu próprio ritmo.


Boas práticas, namaste…

Rita 🙏🌿💚

bottom of page