Rechercher

Newsletter de Janeiro/ 2018

Mis à jour : 22 août 2018



Queridos alunos e amigos,


Nunca percebi muito bem se somos nós a encontrar o Yoga ou se é o Yoga que nos encontra a nós, quando estamos prontos para receber os seus ensinamentos… 

O que sei, é que cada um tem as suas razões pessoais para iniciar a prática e o estudo do Yoga e todas elas são igualmente válidas. Uns procuram um corpo mais forte, saudável ou flexível. Outros chegam à procura de alguma tranquilidade ou de um momento só para eles. Muitos vêm porque precisam de corrigir a sua postura ou aliviar dores antigas que teimam em não passar. Alguns, andam em busca de espiritualidade ou de si mesmos…

Como disse anteriormente, todas estas razões são perfeitamente válidas para que o Yoga entre na nossa vida. Inicialmente subimos para o tapete, somos apresentados aos diferentes āsana (posturas), algum prāṇāyāma (técnicas de respiração e de expansão da energia vital) e aos poucos, vamos aprendendo a retrair os nossos sentidos (pratyāhāra) e abordando técnicas de concentração (dhāraṇa) e meditação (dhyāna). Rapidamente começamos a observar mudanças no nosso corpo, na nossa respiração e no nosso mental e, aos poucos, começamos a sentir os benefícios da prática também na nossa vida quotidiana. Iniciamos normalmente um período de grande motivação e entusiasmo, que nos ajuda a manter uma prática regular e muitas vezes nos torna um pouco aborrecidos para as pessoas ao nosso redor, já que, satisfeitíssimos com os efeitos do Yoga na nossa vida, achamos que todas as pessoas que conhecemos poderiam beneficiar com esta prática e deveriam experimentá-la! 

E assim, iniciamos uma aventura que, com ou sem interrupções, de forma mais ou menos regular, na maioria dos casos, nos acompanhará para o resto da nossa vida…

Com o tempo e principalmente se formos bem acompanhados por professores que tentam viver o Yoga na sua globalidade, também fora das fronteiras do tapete, vamos percebendo que o Yoga não é um simples exercício físico ou um meio de obtenção de bem-estar (apesar de podermos sentirmo-nos melhor no nosso corpo e na nossa mente), mas sim uma ferramenta de autoconhecimento. O Yoga coloca-nos face a nós mesmos, dia após dia, estudo após estudo, prática após prática. O Yoga acalma a nossa mente para que possamos reconhecer a nossa verdadeira Natureza. Dependendo do esforço e dedicação que investimos na nossa prática, vamos vendo surgir os seus efeitos e benefícios em todas as áreas da nossa vida.


«O êxito pertence àqueles cujo impulso é impetuoso.»  

(Yogasūtra I, 21, tīvrasaṃvegānām āsannaḥ)


Em 2018, espero que consigam encontrar esse impulso impetuoso e ardente que vos permita continuar a avançar pelo caminho do Yoga à descoberta de vós mesmos!


NOVIDADES 2018


Yogasūtra de Patañjali


Numa das suas famosas frases, Srī K. Pattabhi Jois dizia : “99% de prática, 1% de teoria”. No entanto, acredito que estes 99% de prática fazem referência ao Yoga na sua globalidade, ao Yoga de Patañjali, também chamado Rājayoga (Yoga Real) ou Yoga Clássico. No Yoga de Patañjali, é feita referência aos seus “Oito Membros” (Aṣṭāṅgayoga), que são Yama (Refreamentos), Niyama (Observâncias), Āsana (Postura), Prāṇāyāma (Disciplina do Sopro), Pratyāhāra (Recolher dos sentidos), Dhāraṇa (Concentração), Dhyāna (Meditação) e Samādhi  (Ênstase).

Para dar uma ajudinha com o vosso percurso de autoconhecimento e como o Yoga não é apenas āsana, todas as quartas-feiras, entre as 17h30 e as 18h30, vamos falar sobre o Yogasūtra de Patañjali, a mais antiga exposição sistemática do Yoga (o seu texto/tratado de base) e tentar trazer um pouco de luz sobre os assuntos aí abordados. 

Estes momentos de estudo, conversa e meditação serão abertos a todos os interessados, praticantes de yoga ou apenas curiosos, quer sejam alunos do Padma Yoga Shala🌿 ou não. Mais informações através do mail : padmayogashala@gmail.com. 


HORÁRIOS PARA 2018


Os horários para 2018 foram adaptados de forma a poder encontrar um horário adaptado ao estudo do Yogasūtra de Patañjali à quarta-feira, entre as 17h30 e as 18h30. Assim, as aulas de Ashtanga Yoga da tarde, recuperam o seu horário inicial das 18h30. O espaço abre cerca de 15 minutos antes do início de cada aula e fecha cerca de 15 minutos depois das mesmas, o tempo necessário para que possam preparar-se e mudar de roupa se necessário. As aulas de Yoga para crianças não tiveram início este ano escolar por falta de inscrições. Caso estejam interessados em ver este horário em funcionamento, aconselho-vos a formalizar uma pré-inscrição, de modo a que possa iniciar as aulas a partir do momento em que estejam 3 alunos pré-inscritos.





CONVITE

Aula Aberta Domingo, dia 07/01 às 9h00

CONVITE A TODOS OS ALUNOS DO PADMA YOGA SHALA


No dia 2 de Janeiro, o Padma Yoga Shala🌿 vai celebrar os seus primeiros seis meses de vida! Gostaria de marcar esta ocasião e de aproveitar para agradecer a todos os alunos do Padma Yoga Shala🌿, já que estes seis meses apenas foram possíveis graças à vossa presença e dedicação! 

Assim, no primeiro domingo de Janeiro, dia 7/01, entre as 9h00 e as 11h30, em vez de termos a tradicional aula/convívio só entre os alunos de Ashtanga Yoga, gostaria que todos vós (alunos de Hatha e de Ashtanga) pudessem estar presentes para uma aula especial e dedicada a todos, com prática de āsana (Postura), prāṇāyāma e mantra, para acolhermos o novo ano e iniciarmos mais uma etapa da nossa vida. Se quiserem e puderem estar presentes, agradeço que tragam algo que possa ser partilhado num pequeno almoço/convívio no Shala, a seguir à prática (pão, fruta, doces, sumo ou que acharem apropriado para a ocasião!). Se quiserem, podem confirmar-me a vossa presença por mail, sempre será mais fácil tratar da logística e organizar o espaço em função do número de interessados em participar nesta aula/convívio!


LUAS DE JANEIRO 2018


Como sabem, segundo a tradição do Ashtanga Yoga que nos foi deixada por Shri K. Pattabhi Dois, não praticamos nos dias de Lua Cheia e Lua Nova. Em Janeiro, temos três dias de descanso, aproveitem bem! Quem não quer perder dias de prática, já sabem que podem compensar estas aulas em qualquer outro horário de Ashtanga Yoga ou Hatha Yoga:


LUA CHEIA : Terça-feira, 2/01 LUA NOVA : Quarta-feira, 17/01 LUA CHEIA : Quarta-feira, 31/01


E pronto, penso que será tudo, por agora… Mais uma vez, gostaria de vos agradecer a todos a vossa presença, o vosso carinho, a vossa dedicação ao Yoga! Espero que em 2018 possam continuar a sentir-se em casa e que o Padma Yoga Shala🌿 continue a reunir todas as condições necessárias para que continuem a evoluir na via do Yoga.


Boas práticas, namaste…

Rita 🙏🌿💚

Padma Final 01.jpg

Padma Yoga Shala

Largo de São João, nº18, 2º andar

9500-106 Ponta Delgada

padmayogashala@gmail.com