top of page
Rechercher
  • Photo du rédacteurRita

Em Agosto... 🌊🙏💙

Queridos alunos 🌱,

Em AGOSTO,

Tendo em conta que a maioria dos alunos costuma ausentar-se para férias, depois de muito reflectir, decidi que este ano não darei aulas durante o mês de AGOSTO.

Ao reflectir sobre as possibilidades do futuro, senti necessidade de olhar para trás e realizei que, ao longo do último ano e meio, ainda não descansei desta maratona de ajustes, mudanças e alterações de horários, de forma a adaptar e a proteger o Shala do contexto externo... Todas essas mudanças e alterações foram bastante exigentes a todos os níveis e exigiram de mim um esforço bem maior do que deixei por vezes transparecer. É sempre um desafio manter a firmeza e a estabilidade no meio do "tempestade" e não há dúvidas que grande parte desta força que nos habita e desta essência de Guerreiros Pacíficos ao serviço da Luz, do Conhecimento e da Verdade, vem da constância e da regularidade desta maravilhosa prática que partilhamos!


Vīrabhadrāsana I - Postura do Guerreiro I 📷 de Pedro Taborda para o Hotel da Caloura


Mas não vos vou mentir (satya me livre de tal coisa!! 😉), estou cansada e preciso descansar e recuperar forças para o que ainda está para vir. Sim, acredito que ainda temos muitos desafios pela frente e vamos precisar de força e coragem para lidar com eles da melhor forma possível. Também acredito que temos dentro de nós recursos infinitos que o Yoga não deixa extinguir, e uma Luz e um Calor interno que, se forem devidamente cuidados, nos ajudarão a fazer face a tudo o que ainda possa surgir...

Por esta razão, sinto que neste momento é-me absolutamente necessário passar algum tempo a dedicar-me exclusivamente à minha prática, ao meu mundo de silêncio interior e à minha família. Sinto que apenas desta forma, conseguirei reabrir em Setembro com energias renovadas, para continuar a dar o meu melhor e tentar garantir a sobrevivência do Shala e da nossa pequena comunidade, independentemente das condições externas.


Mereces tanto o teu amor e afeto

como qualquer outro ser que exista no Universo.”

Buda



📷 de Pedro Taborda para o Hotel da Caloura


Apesar de ter decidido não dar aulas em AGOSTO, como tenho a intenção de ir praticar ao Shala cada manhã, o espaço estará aberto de segunda a quinta-feira, entre as 6h30 e as 9h30, para quem deseje fazer a sua auto-prática. Iniciarei a minha prática pessoal por volta das 6h30 e quando terminar, ficarei a assistir e apoiar os praticantes presentes, até cerca das 9h30. Para que possam ficar além desta hora (sim, eu sei que nem todos gostam de acordar tão cedo...😉), deixarei uma chave à vossa disposição. O último a sair poderá fechar a porta e devolver a chave no dia seguinte (caso tenha intenções de regressar no dia seguinte) ou deixá-la em minha casa até ao final do dia.

Apesar da maioria das pessoas ter tendência a abandonar ou desleixar a sua prática durante este período do ano, por causa das férias, o Verão é uma das alturas ideais para desenvolver uma prática estável, confortável e agradável. Para além do calor, que deixa todos os nossos músculos e articulações mais relaxados, o ambiente de sol, mar e/ou de férias, traz igualmente um relaxamento à mente, que dificilmente se obtém em épocas de maior intensidade de trabalho. Além disso, já todos me ouviram dizer que esta prática foi desenvolvida para ser efectuada de manhã bem cedo, antes das restantes actividades quotidianas e preparando-nos para as mesmas!! Quantas vezes se autorizam a cuidar de vós mesmos no início do dia, antes de ir trabalhar ou de embarcar nas actividades previstas para os vossos dias de férias?

Peço desculpa por este ano não ter a força necessária para vos acompanhar na vossa prática ao longo de todo o Verão, como sempre fiz, desde a abertura do Shala. Se sentirem o apelo para observar o desenvolvimento da vossa prática pessoal ao longo do último ano, depois de termos colocado em obra tudo o que era necessário para que pudessem ser livres, autónomos e independentes na vossa prática de Ashtanga Yoga, não deixem de vir. É e será sempre diferente de uma "aula tradicional", mas beneficiarão ainda assim de uma energia de grupo, o que é sempre uma fonte de motivação! Quem sabe se não vêem a vossa prática (e a vossa vida...) a transformar-se, reconhecendo em vós e na vossa prática pessoal uma maior Soberania e Liberdade?


O mundo existe em cada um de nós e, se souberes procurar e aprender, tens a porta diante de ti e a chave na tua mão.”

Jiddu Krishnamurti


Como não estarei a "trabalhar" e não darei aulas, mesmo que decidam ir praticar ao Shala, durante o mês de Agosto a mensalidade fica SUSPENSA. Espero que o mesmo não aconteça à vossa prática e que encontrem dentro do vosso coração a força e a coragem para continuar a praticar, no Shala ou em casa, ao longo de todo o Verão!! Já se sabe que o Yoga não tira férias... Mais uma vez, gostaria de expressar a minha imensa gratidão pela vossa presença, pelo vosso apoio, carinho e dedicação. O sentido do Shala tem a sua origem na vossa presença!!

Os horários mantêm-se os mesmos até ao final de JULHO e para AGOSTO, desejo a todos umas BOAS FÉRIAS!! COM ou SEM prática, mas acima de tudo sem pressas... Não se esqueçam que é no AQUI e AGORA, que a Vida acontece!

🙏💙


Alberto Caeiro Não tenho pressa. Pressa de quê? Não tenho pressa. Pressa de quê? Não têm pressa o sol e a lua: estão certos. Ter pressa é crer que a gente passa adiante das pernas, Ou que, dando um pulo, salta por cima da sombra. Não; não sei ter pressa. Se estendo o braço, chego exactamente aonde o meu braço chega — Nem um centímetro mais longe. Toco só onde toco, não aonde penso. Só me posso sentar aonde estou. E isto faz rir como todas as verdades absolutamente verdadeiras, Mas o que faz rir a valer é que nós pensamos sempre noutra coisa, E vivemos vadios da nossa realidade. E estamos sempre fora dela porque estamos aqui.

20-6-1919



ॐ असतो मा सद्गमय । तमसो मा ज्योतिर्गमय ।

मृत्योर्मा अमृतं गमय । ॐ शान्तिः शान्तिः शान्तिः ॥

oṁ asato mā sad gamayatamaso mā jyotir gamaya

mṛtyor mā amṛtaṁ gamayaoṁ śāntiḥ śāntiḥ śāntiḥ

Oṁ

Possamos nós ser conduzidos da ilusão para a verdade.

Possamos nós ser conduzidos da escuridão para a luz.

Possamos nós ser conduzidos da morte para a imortalidade.

Que haja Paz, Paz, Paz.

bottom of page