top of page
Rechercher
  • Photo du rédacteurRita

Newsletter de Abril/2018


Yogasūtra I. 12

अभ्यासवैराग्याभ्यां तन्निरोधः॥१२॥

abhyāsa-vairāgya-ābhyāṁ tan-nirodhaḥ ॥12॥

«A paragem das agitações mentais obtém-se através da prática constante (perseverante) [do Yoga] e do desapego».


Yoga toma todo o seu valor, quando passa da teoria à prática. Quando a nossa presença sobre o tapete e o foco na nossa respiração deixam de ser uma simples actividade de lazer e passam a ser a nossa própria essência e a base das nossas acções, podemos começar a observar o Yoga a manifestar-se na nossa vida.


Yogasūtra I.14

स तु दीर्घकालनैरन्तर्यसत्कारासेवितो दृढभूमिः॥१४॥

sa tu dīrghakāla nairantarya satkāra-ādara-āsevito dṛḍhabhūmiḥ ॥14॥

«Ela [a prática constante] só encontra uma base sólida, se acompanhada de uma duração prolongada, sem interrupções e se for realizada com dedicação e zelo».



Através da prática constante e sem interrupções, realizada com dedicação e zelo ao longo dos anos, vamos aos poucos desenvolvendo a força e coragem necessárias para parar, respirar, observar. Podemos então tomar consciência das nossas capacidades, agir em harmonia com as nossas tendências naturais, fortalecendo as que necessitam de apoio e controlando as que são prejudiciais à nossa evolução. Do tempo passado em cima do tapete a praticar āsana, da observação constante do corpo, da respiração e do mental, surge igualmente uma forma de respeitar o divino dentro de nós e uma serenidade apenas possível quando sabemos que agimos da melhor forma, para realizar o que mais nos corresponde, apesar das dificuldades que possam surgir e dos esforços necessários para as ultrapassar. 


OS HORÁRIOS



Tendo em conta que o objectivo no Padma Yoga Shala🌿 é manter a qualidade das aulas e preservar a atenção necessária à condição actual de cada aluno, estimulando a sua evolução pessoal, o número máximo de alunos por aula é limitado. Os horários são encerrados a novas inscrições e aulas experimentais à medida que esse limite é atingido. De momento, o horário de Hatha Yoga das terças e quintas-feiras às 19h00 encontra-se encerrado.


LUAS DE ABRIL



Como sabem, segundo a tradição deixada por Shri K. Pattabhi Jois, não se pratica Ashtanga Yoga nos dias de Lua Cheia e Lua Nova. Não há aulas de Ashtanga Yoga no Padma Yoga Shala🌿 nestes dois dias, no entanto as aulas de Hatha Yoga decorrem normalmente.


Segunda-feira, 16 de Abril - LUA NOVA

Segunda-feira, 30 de Abril - LUA CHEIA


OS WORKSHOPS


4 a 6 de MAIO



WORKSHOP DE INICIAÇÃO AO ASHTANGA YOGA

com

LEA PERFETTI & TARIK VAN PREHN


Já só falta um mês para estes três dias de prática de Ashtanga Yoga em Ponta Delgada - São Miguel - Açores, segundo a tradição de Sri K. Pattabhi Jois. O Ashtanga Yoga é um sistema dinâmico originário do Sul da Índia. É caracterizado pela sincronização do movimento e da respiração. Existem três series de posturas que visam desintoxicar o corpo, o sistema nervoso e estabilizar a mente. A prática regular do Ashtanga Yoga promove um corpo forte, flexível e resistente assim como uma mente tranquila e determinada.

Este workshop está aberto a alunos principiantes, intermédios e avançados. Além das práticas guiadas e estilo Mysore Tarik & Lea irão explicar as bases técnicas e filosóficas do Ashtanga Yoga assim como os seus efeitos terapêuticos, respondendo a questões e dúvidas colocadas pelos participantes. Lea & Tarik têm uma vasta experiência prática no ensino do Ashtanga Yoga, tendo ensinado nos EUA, Portugal, Espanha, Noruega, Tailândia, Brasil, Austrália, Hawaii e Polónia. 

Todos os verões ministram o Yoga, Surf & Sun, um dos melhores programas de Yoga e Férias da Europa.

Não deixem para o último instante a vossa inscrição, as vagas são limitadas! Mais informações e inscrições, através de padmayogashala@gmail.com. 


3 a 7 de Outubro



WORKSHOP INTENSIVO DE ASHTANGA YOGA

com

VERA SIMÕES


Com a Vera Simões, professora autorizada Nível II pelo Shri K. Pattabhi Jois Ashtanga Yoga Institute, co­-fundadora e professora do Ashtanga Cascais Yoga Shala desde 2007, vão ter a possibilidade de aprofundar a vossa prática de Ashtanga Yoga durante cinco dias seguidos, aproveitando o fim de semana prolongado graças ao feriado que comemora a implantação da República, a 5 de Outubro.

A Vera começou a praticar Yoga aos 16 anos, em 1999 iniciou as primeiras aulas, Workshops e Curso de Instrutores de Yoga. Mas só a partir de  2003 é que aprendeu Ashtanga Yoga segundo as direcções do professor Tarik Van Prehn. Em 2007 iniciou as suas viagens a Mysore, no Sul da India, para estudar Ashtanga Yoga no reconhecido Shri K. Pattabhi Jois Ashtanga Yoga Institute (KPJAYI). Em 2010 recebeu das mãos do seu professor, Sharath Jois, a honra de ser professora Autorizada com a sigla do KPJAYI. E em 2016, voltou a ter a alegria de receber o Nível II da Autorização para o ensino do Ashtanga Yoga segundo os moldes do KPJAYI. As suas aulas reflectem a influência dos seus professores, procurando manter a tradição de Mysore e da família Jois.


No dia 7 de Abril, Dia Mundial da Saúde, o Padma Yoga Shala🌿 estará presente no evento solidário realizado pela Associação Animais de Rua de São Miguel, que tem como objectivo angariar fundos para a esterilização dos animais de rua da Ilha. Apareçam e contribuam para esta causa!


E pronto, por este mês será tudo! A todos os alunos do Padma Yoga Shala🌿, agradeço o vosso interesse e dedicação, assim como a vossa compreensão relativa à necessidade de organização do espaço e dos horários, à medida que o número de alunos regulares vai flutuando. A minha principal intenção é, e será sempre, partilhar o meu amor pelo Yoga como filosofia de vida, preservando a qualidade de um ensino tradicional e personalizado, onde cada um possa encontrar um espaço seguro para avançar pelo caminho do Yoga ao seu próprio ritmo.

Boas práticas, namaste…

Rita

bottom of page