top of page
Rechercher
  • Photo du rédacteurRita

Abril/2019


Queridos alunos e amigos 🙏💚🌿,


Quando decidimos deixar entrar o Yoga na nossa vida, percebemos rapidamente que nem sempre é fácil encontrar o tempo e/ou o espaço necessários para a prática de āsana. Pelo meio de todas as actividades quotidianas, vamos adaptando os horários de comer e dormir, de trabalhar, levar ou ir buscar os miúdos à escola, a forma como planeamos as nossas férias ou viagens e, aos poucos, vamos delineando novos hábitos, estabelecendo novos limites connosco mesmos e com os outros, até finalmente conseguirmos encontrar esse tão desejado tempo para nós…

Nem sempre é fácil, os obstáculos são muitos e, por vezes, são precisos muitos anos e muitas fases diferentes (por vezes intermitentes), até encontrarmos finalmente o equilíbrio entre vida quotidiana e prática de āsana.


 

Y.S. I, 30


व्याधिस्त्यानसंशयप्रमादालस्याविरतिभ्रान्तिदर्शनालब्धभूमिकत्वानवस्थितत्वानि चित्तविक्षेपास्तेऽन्तरायाः॥३०॥

vyādhi-styāna-samshaya-pramādālasyā-virati-bhrānti-darshanālabdhabhūmikatvāna-vasthitatvāni chitta-vikshepās te ’ntarāyāh


«Doença, inércia mental, dúvida, precipitação, apatia, intemperança, erro de julgamento sobre si, falta de progresso, regressão são os obstáculos, causa de dispersão mental.»


 

Y.S. I, 31


दुःखदौर्मनस्याङ्गमेजयत्वश्वासप्रश्वासा विक्षेपसहभुवः॥३१॥

duḥkadaurmanasyāṅgamejayatvaśvāsapraśvāsā vikṣepasahabhuvaḥ


«Sofrimento, depressão mental, agitação física, inspiração e expiração [desordenadas] acompanham a dispersão mental.»


 


O Yoga é uma prática que encontra o seu lugar na nossa vida e no nosso coração, quando conseguimos finalmente perceber a seguinte subtileza : não se trata só de transformar o nosso quotidiano para dar espaço ao Yoga, mas sim de dar espaço ao Yoga, para que a sua prática possa transformar o nosso quotidiano! Tem que haver esforço e empenho da nossa parte para que possamos desenvolver a motivação e força necessárias para viver uma vida Plena, Consciente e em Harmonia connosco mesmos, com os outros e com o ambiente que nos rodeia. Não é amanhã, ou quando tivermos “mais” ou “melhores” condições, ou quando for a “altura certa”, mas sim AQUI e AGORA! Com a consciência de que, na vida como na prática, acabarão sempre por surgir obstáculos no nosso caminho, percebemos que não se trata de os eliminar para poder começar ou manter a prática de Yoga, mas sim de começar ou manter a prática de Yoga para desenvolver ferramentas que nos ajudam a lidar melhor com esses obstáculos, à medida que eles vão surgindo!



Escultura de Stéphane Bourbeau (instagram : @stephaneart)

 

“O sucesso do yoga

não reside na capacidade de realizar posturas,

mas em como isso muda

positivamente a maneira

como vivemos a nossa vida e nossos relacionamentos.”


TKV Desikachar


 

Em ABRIL,


O Shala ENCERRA nos seguintes dias:


Sexta-feira, 05/04 - Lua NOVA 🌑

Sexta-feira, 19/04 - Lua CHEIA 🌕 e Sexta-feira Santa (feriado)


ATENÇÃO :


Quinta-feira, 25/04 (Dia da Liberdade), apesar de ser feriado, as aulas funcionarão normalmente no seu horário regular, Hatha Yoga às 12h45 e às 19h00.


Atenção, as aulas de Ashtanga Yoga passarão a ser Guiadas (1/2 Primeira Série), apenas uma vez por mês, na primeira segunda-feira do mês, tanto no horário da manhã, como no horário da tarde. Este mês, as aulas guiadas serão na segunda-feira, 01/04 às 6h30 e às 19h00. Agradeço que estejam em cima do vosso tapete pelo menos 5 minutos antes do início da aula.


 

...mais informações sobre os Workshops no Padma Yoga Shala🌿


Para além das aulas regulares de Ashtanga Yoga e Hatha Yoga, gosto de promover regularmente Workshops, com professores que admiro e me inspiram a manter a prática, para que possam beneficiar da magia de uma inspiração trazida por pessoas que fizeram do Yoga a sua via, o seu caminho de vida!           


 

De 3 a 7 de Julho,


Workshop de Ashtanga Yoga

            com a Vera Simões



De 3 a 7 de Julho, teremos connosco novamente a Vera Simões, para mais 5 dias de magia, com uma professora dedicada à prática e ao ensino de Ashtanga Yoga, autora do livro “Parar. Sentir. Respirar.”, directora e professora do Ashtanga Cascais Yoga Shala. As inscrições já começaram e as primeiras vagas já estão a ser preenchidas! Caso estejam interessados, não deixem para o último instante a vossa inscrição… Mais informações e inscrições em padmayogashala@gmail.com


A Vera Simões é PROFESSORA AUTORIZADA Nível II pelo Shri K. Pattabhi Jois Ashtanga Yoga Institute.

Começou a praticar Yoga aos 16 anos, em 1999 iniciou as primeiras aulas, Workshops e Curso de Instrutores de Yoga. Mas só a partir de 2003 é que aprendeu Ashtanga Yoga segundo as direcções do professor Tarik Van Prehn. Em 2007 iniciou as suas viagens a Mysore, no Sul da India, para estudar Ashtanga Yoga no reconhecido Shri K. Pattabhi Jois Ashtanga Yoga Institute (KPJAYI). Em 2010 recebeu das mãos do seu professor, Sharath Jois, a honra de ser professora Autorizada com a sigla do KPJAYI. E em 2016, voltou a ter a alegria de receber o Nível II da Autorização para o ensino do Ashtanga Yoga segundo os moldes do KPJAYI.

Ensina Yoga desde 2003, e Ashtanga Yoga desde 2006, é co­-fundadora e professora do Ashtanga Cascais Yoga Shala desde 2007. As suas aulas reflectem a influência dos seus professores, procurando manter a tradição de Mysore e da família Jois. É também a autora do livro “Parar. Sentir. Respirar.”.

Mais informações sobre a Vera Simões e o seu percurso, aqui : https://www.ashtangacascais.com .


 

De 5 a 9 de Outubro,


Workshop de Ashtanga Yoga & Ayurveda

            com Christine Hoar




De 5 a 9 de Outubro, é um grande privilégio anunciar que teremos connosco a Christine Hoar, discípula directa de Sri K. Pattabhi Jois, fundadora e directora do Bristol Yoga, VT e do Ashtanga Montauk, NY, praticante e professora de Ashtanga Yoga há mais de 20 anos. Tendo feito muitas viagens para Mysore para estudar com o seu Guru, o falecido Sri K. Pattabhi Jois, Chistine recebeu a sua benção e autorização para ensinar o método de Ashtanga Yoga. Actualmente continua a viajar regularmente para Mysore, para aprofundar os seus estudos com a família Jois, assistindo regularmente Saraswathi Jois, durante as suas estadias em Mysore.

Christine tem igualmente um certificado de consultora em Ayurvedic Lifestyle and Educator do Kripalu College of Ayurveda em Lennox, MA, o que lhe permite associar o sistema de āsana do Ashtanga Yoga com os princípios do Ayurveda e a profundidade da Filosofia do Yoga. Enquanto professora e praticante, Christine dedica-se a criar saúde e alegria, promovendo um sentido de conexão com nosso ambiente natural. Combinando as práticas de Yoga com as práticas de Ayurveda, ela oferece aos seus alunos um conjunto de ensinamentos concebido para os ajudar a alcançar uma maior vitalidade e, ao mesmo tempo, realizar todo o seu potencial.


Em breve, mais informações sobre este workshop por mail e em : https://www.padmayogashala.com/workshops

Mais informações sobre a Christine Hoar e o seu percurso aqui : https://ashtangamontauk.com .



E pronto, por este mês será tudo. A todos os alunos e amigos do Padma Yoga Shala🌿, que pela vossa presença e dedicação, fazem com que o espaço possa existir, os meus mais sinceros agradecimentos.

A todos os que, de uma maneira ou de outra, me vão ajudando, motivando, incentivando, apoiando, dando ideias e mostrando que o trabalho que tenho vindo a desenvolver faz sentido e merece ser continuado, manifesto toda a minha gratidão.


Se estiverem interessados, podem igualmente ir acompanhando as novidades do Padma Yoga Shala🌿

no Facebook e no Instagram


Boas práticas, namaste…

Rita 🙏🌿💚



bottom of page