top of page
Rechercher
  • Photo du rédacteurRita

Fevereiro/2019


No seguimento deste mês bastante intenso de prática, interiorização e reflexão, vão encontrar algumas alterações nos horários, funcionamento das aulas e dias de descanso, em vigor já a partir de Fevereiro de 2019. Tenham o cuidado de ler atentamente todas as informações importantes assinaladas mais abaixo.



Queridos alunos e amigos 🙏💚🌿,


No que me pareceu um piscar de olhos, está a chegar ao fim um mês passado a praticar e estudar no KPJAYI, em Mysuru, Índia, sob a atenta supervisão de R. Sharath Jois. É com imensa gratidão e com o coração cheio que regresso à nossa ilha e à rotina de ensino no Padma Yoga Shala🌿. Após um mês de imersão total neste extraordinário Shala, é com imensa gratidão que constato, mais uma vez, o poder transformador de uma prática constante de Yoga, a forma como, dentro e fora do tapete, nos vamos libertando das nossas limitações e condicionamentos, pressentindo a nossa verdadeira essência e acabando por autorizar-nos a ser pessoas melhores, em harmonia connosco mesmos, com os outros, com o ambiente que nos rodeia...


 

Sūtra I.14

स तु दीर्घकालनैरन्तर्यसत्कारासेवितो दृढभूमिः॥१४॥

sa tu dīrghakāla nairantarya satkāra-ādara-āsevito dṛḍhabhūmiḥ ॥14


«Ela [a prática constante do Yoga] só encontra uma base sólida, se acompanhada de uma duração prolongada, sem interrupções e se for realizada com dedicação e zelo».


 

Foi muito bom poder recarregar baterias e dedicar este último mês simplesmente à minha própria prática e ao estudo de āsana, de cânticos védicos, de sânscrito e filosofia com diferentes professores, todos eles extremamente dedicados ao estudo, à prática e à transmissão do Yoga na sua globalidade. É realmente um privilégio, poder frequentar um Shala, um espaço sagrado onde podemos encontrar um professor dedicado, que coloca em prática quotidianamente e que se esforça por transmitir esta tradição com mais de cinco mil anos. Num Shala, encontramos igualmente uma comunidade, que nos apoia e encoraja a manter de forma contínua esta prática transformadora.



 

Para mim, enquanto aluna e praticante, beneficiar deste privilégio de imersão num Shala, é sinónimo de viagens para Mysuru, para estudar no KPJAYI com R. Sharath Jois ou com a sua mãe, R. Saraswathi Jois, onde ambos trabalham arduamente horas a fio, para transmitir a sua experiência do Yoga a centenas de alunos, vindos de todas as partes do mundo. É, também, sinónimo de viagens anuais para praticar com o Peter Sanson, Professor do meu ❤️.

É enquanto aluna, que encontro a inspiração e a força necessárias para transmitir o que me é ensinado pelos meus Professores... Inspirada por eles, esforço-me para criar um espaço seguro de aprendizagem, partilha, confiança e dedicação, para que o Yoga possa acontecer em toda a sua plenitude e os praticantes encontrem a inspiração necessária para manter uma prática regular. Para que todos aqueles que não têm a possibilidade de viajar para a Índia possam ainda assim, beneficiar da inspiração de um Shala🌿!


 

Assim, as NOVIDADES

     para FEVEREIRO são as seguintes :


O Shala passará a estar ENCERRADO cada mês, nos dias de LUA CHEIA e de LUA NOVA. Não haverão aulas nestes dois dias, NEM Ashtanga Yoga, NEM Hatha Yoga. Para vos ajudar com esta nova medida, encontrarão em breve no site internet, o calendário lunar de 2019 actualizado. Em FEVEREIRO, a LUA NOVA será na segunda-feira, 4 de Fevereiro e a LUA CHEIA na terça-feira, dia 19 de FEVEREIRO, por isso, não retomarei as aulas no dia 4/02, como estava inicialmente previsto...

SHALA REABRE no dia 5 de FEVEREIRO, com os seguintes horários :


Atenção, as aulas de Ashtanga Yoga passarão a ser Guiadas (1/2 Primeira Série), apenas uma vez por mês, na primeira segunda-feira do mês, tanto no horário da manhã, como no horário da tarde. Este mês não haverão aulas guiadas.


 

Não se esqueçam que ainda estão a decorrer as inscrições para o

Workshop Primaverar

             com Yara Koberle

com Ayurveda, Yin Yoga, Ashtanga Yoga, comida ayurvédica, partilha e boa disposição! Podem optar por fazer a totalidade, ou apenas parte do Workshop! Já só temos 3 lugares disponíveis…                

Mais informações e inscrições em padmayogashala@gmail.com



 

Workshop de Ashtanga Yoga

            com a Vera Simões

De 3 a 7 de Julho, teremos connosco novamente a Vera Simões, directora e professora do Ashtanga Cascais Yoga Shala, autora do livro “Parar. Sentir. Respirar.”. Serão 5 dias de magia, com esta inspiradora professora, há muitos anos dedicada à prática e ao ensino de Ashtanga Yoga. As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas em padmayogashala@gmail.com



 

A todos os alunos que deixaram os seus tapetes no Padma Yoga Shala🌿durante a minha ausência, fica o apelo para que os recuperem e/ou identifiquem até ao final do mês de Fevereiro. É importante que o façam, pois : 


todos os tapetes não identificados dentro deste prazo, serão DOADOS.




E pronto, por este mês será tudo. Espero que os alunos do Padma Yoga Shala🌿 tenham conseguido manter a sua prática durante a minha ausência, mesmo que tenha sido de forma ocasional... Bem sei que nem sempre é fácil, sem a ajuda de um Professor e a energia de um Shala...  Espero que a energia e a serenidade que pude recuperar durante a minha estadia na Índia, possam compensar esta ausência prolongada!

Espero rever-vos em breve! A partir de terça-feira, 5 de Fevereiro, estarei de volta com energias renovadas, para poder continuar a dar o melhor de mim mesma na partilha desta tradição do meu 💚! E, não se esqueçam que podem igualmente ir acompanhando as novidades nas páginas  Facebook e Instagram do Padma Yoga Shala🌿!!



Boas práticas, namaste…

Rita 🙏🌿💚



bottom of page