Rechercher

Newsletter de Fevereiro/2018

Mis à jour : 22 août 2018



Queridos alunos e amigos,


O mês de Janeiro está a terminar e para muitos de nós é altura em que fazemos o primeiro balanço do ano. No início do ano estabelecemos intenções, metas ou objectivos e no final deste primeiro mês de 2018 começamos a olhar para trás e a tentar perceber se estamos a manter-nos no caminho que nos propusemos percorrer ou nem por isso…

Seja qual for a resposta a esta questão, é importante perceber que o único momento importante, aquele em que a mudança pode verdadeiramente acontecer, é AGORA! E, por isso, é também AGORA que podemos continuar o que consideramos justo e correcto, alterar o que nos parece necessitar de ajustes ou adaptações, acabar com o que consideramos desnecessário, incorrecto ou prejudicial.


Sūtra I. 12

अभ्यासवैराग्याभ्यां तन्निरोधः॥१२॥

abhyāsa-vairāgya-ābhyāṁ tan-nirodhaḥ ॥12॥

«A paragem das agitações mentais obtém-se através da prática constante [do Yoga] e do desapego».


Quem frequenta as minhas aulas ouve com frequência a referência que faço ao Yogasūtra I, 2 ( योगश्चित्तवृत्तिनिरोधः॥२॥ yogaś cittavṛttinirodhaḥ “O Yoga é a paragem dos movimentos da consciência [da agitação existencial].” in Reflexão sobre Yoga, de Georges Stobbaerts). O Yoga, ao acalmar as flutuações da nossa mente ajuda-nos a desenvolver uma maior capacidade de discernimento, ferramenta indispensável para fazermos escolhas, estabelecer prioridades ou manter o foco e a constância para realizar as nossas intenções. É, no entanto, indispensável manter a prática constante e o desapego tal como preconizado no Yogasūtra I, 12, pois muitas vezes, é precisamente quando tudo na nossa vida se apresenta como mais complicado ou difícil, do ponto de vista físico, psicológico ou emocional, que a prática de Yoga se revela como sendo mais eficaz.   Neste primeiro balanço do ano, deixei-me inspirar por este sūtra para fazer com que o Padma Yoga Shala🌿 continue a evoluir da melhor maneira e para que continuem a sentir-se em casa e motivados para avançar no vosso estudo e prática do Yoga. E assim, surgem as alterações e/ou novidades no funcionamento das aulas ou do Shala.



Horário de HATHA YOGA - 17h30

Tendo em conta o número elevado de alunos inscritos especificamente no horário de Hatha Yoga das terças e quintas às 17h30 e sabendo que alguns alunos inscritos em regime rotativo (devido às suas obrigações profissionais) frequentam igualmente este horário ocasionalmente, decidi encerrar as inscrições neste horário de forma a preservar a qualidade do ensino e a atenção disponibilizada a cada aluno durante a aula. Enquanto o número de alunos inscritos neste horário se mantiver o mesmo, este horário encontra-se fechado a novas inscrições e também a aulas experimentais. Se tiverem intenção de experimentar uma aula de Hatha Yoga gratuita, podem fazer a vossa marcação para o horário da manhã (segundas, quartas e sextas-feiras às 9h30), da hora do almoço (terças e quintas às 12h45) ou do final do dia (terças e quintas às 19h00), através do nosso site, da nossa página Facebook ou do email padmayogashala@gmail.com.  


Yogasūtra

As conversas sobre o Yogasūtra de Patañjali que tiveram início em Janeiro estão a funcionar todas as quartas-feiras das 17h30 às 18h30. Estas aulas ajudam-nos a compreender melhor as fundações desta prática milenar e estão abertas a todos os interessados, quer sejam alunos do Padma Yoga Shala ou não, praticantes de Yoga ou de outras disciplinas que promovam o auto-conhecimento. Participação por donativo. Mais informações através do email padmayogashala@gmail.com.



ASHTANGA YOGA PELA MANHÃ

Quem frequenta as aulas diárias de Ashtanga Yoga da manhã sabe que está a viver um sonho que transporto dentro de mim há muito tempo. Poder fazer a sua prática pessoal de āsana cada manhã antes do trabalho, em grupo, com o auxílio de um professor e levar consigo os benefícios recolhidos nessa prática matinal ao longo de todo o dia… Como somos poucos a encontrar a força ou a motivação para sair da cama tão cedo (sim, eu sei, não é fácil, mas as vantagens são incontáveis!), os horários desta aula estão constantemente sob observação e são muitas vezes sujeitos a alterações e adaptações, até encontrarmos um equilíbrio. 

A partir de Fevereiro, o Shala estará aberto entre as 6h30 e as 8h30 de segunda a sexta-feira. Os iniciantes deverão chegar entre as 7h00 e as 7h30.

IMPORTANTE

As aulas guiadas do domingo de manhã estão agora sujeitas a um número mínimo de três alunos inscritos cada semana. Poderão encontrar a folha de inscrição no Shala (também podem inscrever-se por mail ou mensagem) e deverão proceder à inscrição no máximo até à sexta-feira que antecede a aula.

No primeiro domingo de cada mês teremos a nossa já habitual aula guiada/convívio aberta a todos os praticantes de Ashtanga Yoga. Esta aula também fica sujeita a inscrição, mas em Fevereiro já está assegurada a presença do número mínimo de participantes, por isso, haverá aula este domingo, dia 4/02 às 8h00. Aconselho vivamente a presença de todos os alunos de Ashtanga Yoga nesta aula(incluindo iniciantes, para quem a prática será adaptada), pois esta aula terá uma vertente pedagógica e servirá de introdução/aperfeiçoamento às aulas guiadas e também de preparação a quem estiver interessado em frequentar futuros workshops de Ashtanga Yoga. Esta aula será gratuita para todos os alunos do Shala e não será contabilizada no vosso plano de mensalidade. 

LUA NOVA DE FEVEREIRO

Este mês só tem um dia de descanso no Ashtanga Yoga, graças à Lua Nova de quinta-feira, dia 15/02. Não se esqueçam de assentar nas vossas agendas!



Workshop de Introdução ao Ashtanga Yoga com Lea Perfetti e Tarik van Prehn

No fim de semana de 4 a 6 de Maio, recebemos a Lea e o Tarik para três dias de prática de Ashtanga Yoga, segundo a tradição de Sri K. Pattabhi Jois. Este workshop está aberto a alunos iniciantes, intermédios e avançados. Além das práticas guiadas e estilo Mysore Tarik & Lea irão explicar as bases técnicas e filosóficas do Ashtanga Yoga assim como os seus efeitos terapêuticos, respondendo a questões e dúvidas colocadas pelos participantes. Lea & Tarik têm uma vasta experiência prática no ensino do Ashtanga Yoga, tendo ensinado nos EUA, Portugal, Espanha, Noruega, Tailândia, Brasil, Austrália, Hawaii e Polónia. Todos os verões ministram o Yoga, Surf & Sun, um dos melhores programas de Yoga e Férias da Europa. Atenção, temos vagas limitadas para este workshop, por isso, não deixem para o último instante a vossa inscrição! Mais informações e inscrições através do email padmayogashala@gmail.com.

E pronto, é tudo por este mês. Em busca da harmonia entre a prática constante e o desapego, procuro o equilíbrio entre não fazer o suficiente, fazer bem e fazer demais… Sintam-se à vontade para partilharem comigo as vossas impressões e sugestões, sobre estes assuntos ou qualquer outro que vos pareça relevante no vosso caminho do Yoga!

Boas práticas! Namaste...


Rita 🙏🌿💚

Padma Final 01.jpg

Padma Yoga Shala

Largo de São João, nº18, 2º andar

9500-106 Ponta Delgada

padmayogashala@gmail.com