top of page
Rechercher
  • Photo du rédacteurRita

Julho/2018


Um ano depois... 🙏🌿💚


Sūtra II.42

संतोषादनुत्तमसुखलाभः॥४२॥ 

saṁtoṣāt-anuttamas-sukhalābhaḥ ॥42॥


« Pelo contentamento, obtém-se a felicidade suprema.».


Saṁtoṣā, o contentamento, é o segundo Nyama apresentado por Patañjali. O contentamento favorece uma visão positiva de todos os seres e de todas as situações presentes, passadas ou futuras. O contentamento provém do bem-estar do espírito e ajuda a manter o equilíbrio psíquico. É principalmente nos momentos mais difíceis da nossa vida, face às frustrações, acompanhadas muitas vezes de arrependimentos, tristeza, agitação mental e sofrimento, que podemos observar a nossa capacidade a respeitar este princípio do Yoga. Não se trata de evitar as situações que causam desconforto, mas sim de aceitar aquilo que é, mantendo a cada instante a serenidade, sem se deixar afectar por qualquer tipo de acontecimento, seja ele externo ou interno. Perceber que em cada momento de escuridão, existe sempre um espaço por onde entra a luz e com ela, a oportunidade para crescer e evoluir. Saṁtoṣā é uma atitude dinâmica e construtiva, que através de uma alegria subtil e uma serenidade interior independente das “tempestades externas”, acalma a mente, reforça a auto-confiança e permite o aparecimento de novas perspectivas. Mais fácil dito que feito, obviamente! É relativamente fácil cultivar o contentamento face ao sucesso, no entanto, como sempre no Yoga, é preciso uma prática constante, disciplina, dedicação e coragem, para que saṁtoṣā possa manifestar-se nos momentos desafiantes ou difíceis com que a vida nos presenteia cada dia…



O Padma Yoga Shala🌿 festeja o seu primeiro aniversário

no dia 2 de Julho de 2018, mas...


O Padma Yoga Shala🌿 é um espaço dedicado ao estudo, ao ensino e à prática de Yoga, mas acima de tudo, é o espaço resultante da minha própria experiência e prática dentro da tradição do Yoga. Como muitas vezes acontece com a concretização de grandes sonhos, a realização do Padma Yoga Shala🌿 surgiu na minha vida como o tal "espaço de luz num momento de escuridão", um sopro de vida revelado por mudanças brutais e inesperadas no meu quotidiano, felizmente acolhidas pela prática de saṁtoṣā num momento que poderia ter sido dos mais difíceis da minha vida e que acabou por se revelar como um dos mais transformadores e felizes! A saṁtoṣā devo a força construtora que fez do Padma Yoga Shala🌿 o espaço que é hoje, por isso tento transmitir esse contentamento em cada aula, em cada āsana, em cada respiração, em cada momento de presença, concentração,  meditação…

Para mim, tem sido um ano de grandes emoções, aprendizagens e crescimento… De certa forma, penso que foi um ano especial para todos aqueles que confiaram em mim e embarcaram comigo nesta aventura, mantendo-se “estáveis e confortáveis”, além das frustrações e contrariedades resultantes das “tempestades” interiores ou exteriores, vindo a cada aula, subindo para o tapete com determinação e dedicação, observando (sem filtros) o reflexo de si mesmos, deixando que o Yoga os guiasse na sua própria viagem interior, no questionamento de si mesmos. Alcançando a cada prática, através das posturas mas também através dos momentos de partilha e conexão, uma maior proximidade de saṁtoṣā, deixando que o contentamento saísse das fronteiras do tapete e entrasse na vossa vida quotidiana.


...a festa é no domingo, dia 1 de Julho, pelas 9h30!!


Sūtra II.46

स्थिरसुखमासनम्॥४६॥

sthira-sukham-āsanam ॥46॥


« A postura (āsana) deve ser estável e confortável.».



A todos os que me concederam ao longo deste primeiro ano de existência do Padma Yoga Shala🌿, o privilégio de vos guiar pelos caminhos do Yoga, os meus mais sinceros agradecimentos. Sem vós, sem a vossa confiança, o vosso carinho e a vossa motivação, este espaço de partilha não faria sentido! Assim, agradeço todos os abraços dados e recebidos, todas as filas de espera nas escadas que me transportaram para o ambiente de Mysore, na Índia, todos os mimos trazidos das vossas viagens de férias, todas as plantas, flores, frutas e legumes que partilharam comigo, toda a compreensão por cada vez que pedi rigor e disciplina no cumprimento dos horários, de forma a manter a qualidade das aulas, a aceitação das minhas ausências para poder ser “só aluna”, a ligação profunda mantida apesar da distância (saudades vossas, Verónica Melo e Ana Rosa Resendes) ou da ausência (que não é verdadeiramente uma, pois estarás sempre presente no Shala e no meu coração, minha querida Deuzinha💫, grande guru, para sempre uma inspiração!🙏✨💖), mas acima de tudo, agradeço a vossa presença e a vossa dedicação a esta prática capaz de transformar a forma como vemos o mundo! Sem vocês não teria o privilégio de partilhar o meu amor pelo Yoga e, por isso, estou-vos sinceramente grata!



Por tudo isto, queridos alunos,

        tenho o prazer de vos convidar...


... a celebrar comigo este primeiro aniversário do Padma Yoga Shala🌿, no domingo, 1 de Julho de 2018, pelas 9h30! Teremos uma aula de Yoga (que espero que possa começar antes das 10h00, depois de chegar toda a gente e organizarmos o espaço 😂😂😂) e em seguida faremos um pequeno brunch/piquenique, para o qual peço a vossa participação. Podem trazer coisas simples e de preferência VEGETARIANAS, para partilharmos no final da prática, num momento de convívio onde poderemos conhecer um pouco melhor as pessoas com quem partilhamos a nossa respiração! 😊🙏💕


HORÁRIOS...


Em JULHO, os horários mantêm-se todos em funcionamento normal.


EM AGOSTO,

haverá uma redução de horários, dependendo do número de alunos presentes na ilha nessa altura. Se tiverem a intenção de frequentar as aulas durante o mês de Agosto, agradeço que me informem, para que possa perceber quais serão os horários mais frequentados que terei que manter durante esse mês.


LUAS DE JULHO



LUA NOVA - Sexta-feira, 13/07

LUA CHEIA - Sexta-feira, 27/07


Como sabem, segundo a tradição deixada por Shri K. Pattabhi Jois, não se pratica Ashtanga Yoga nos dias de Lua Cheia e Lua Nova. Não há aulas de Ashtanga Yoga no Padma Yoga Shala🌿 nestes dois dias, no entanto as aulas de Hatha Yoga decorrem normalmente. Tendo em conta que em Julho, ambas as LUAS ocorrerão em sextas-feiras, aconselho os alunos da tarde que costumam estar presentes nesse dia da semana, a frequentar as aulas de Ashtanga Yoga de segunda e quarta-feira  nessas semanas ou a frequentar uma das muitas aulas de Hatha Yoga propostas pelo Shala, para compensação. Para os alunos da manhã, as aulas de substituição terão lugar nas quintas-feiras imediatamente anteriores aos dias de lua, ou seja :


QUINTA-FEIRA, 12/07 - Aula Guiada às 6h45

QUINTA-FEIRA, 26/07 - Aula Guiada às 6h45



WORKSHOP INTENSIVO DE

ASHTANGA YOGA

com

VERA SIMÕES

3 a 7 de Outubro


Com a Vera Simões, professora autorizada Nível II pelo Shri K. Pattabhi Jois Ashtanga Yoga Institute, co­-fundadora e professora do Ashtanga Cascais Yoga Shala desde 2007, vão ter a possibilidade de aprofundar a vossa prática de Ashtanga Yoga durante cinco dias seguidos, aproveitando o fim de semana prolongado graças ao feriado que comemora a implantação da República, a 5 de Outubro.

ATENÇÃO, os preços com desconto Early Bird terminam já a 30 de JUNHO!! Mais informações e inscrições : padmayogashala@gmail.com .

A Vera começou a praticar Yoga aos 16 anos, em 1999 iniciou as primeiras aulas, Workshops e Curso de Instrutores de Yoga. Mas só a partir de  2003 é que aprendeu Ashtanga Yoga segundo as direcções do professor Tarik Van Prehn. Em 2007 iniciou as suas viagens a Mysore, no Sul da India, para estudar Ashtanga Yoga no reconhecido Shri K. Pattabhi Jois Ashtanga Yoga Institute (KPJAYI). Em 2010 recebeu das mãos do seu professor, Sharath Jois, a honra de ser professora Autorizada com a sigla do KPJAYI. E em 2016, voltou a ter a alegria de receber o Nível II da Autorização para o ensino do Ashtanga Yoga segundo os moldes do KPJAYI. As suas aulas reflectem a influência dos seus professores, procurando manter a tradição de Mysore e da família Jois.

Se quiserem saber mais sobre a Vera Simões e a sua experiência no Yoga, podem consultar o seu site internet em www.ashtangacascais.com ou deixem-se inspirar pelo seu primeiro livro, lançado há poucos dias atrás, “Parar. Sentir. Respirar.”. O livro está disponível em todas as livrarias da ilha de São Miguel e diversos outros pontos de venda de livros!



E pronto, por este mês será tudo! A todos os alunos do Padma Yoga Shala🌿, agradeço o vosso interesse e dedicação, assim como a vossa compreensão relativa à necessidade de organização do espaço e dos horários, à medida que o número de alunos regulares vai flutuando. A minha principal intenção é, e será sempre, partilhar o meu amor pelo Yoga como filosofia de vida, preservando a qualidade de um ensino tradicional e personalizado, onde cada um possa encontrar um espaço seguro para avançar pelo caminho do Yoga ao seu próprio ritmo. Sempre que tenham ou dúvida ou sugestões, não hesitem em falar comigo!


Mais uma vez,os meus mais sinceros agradecimentos a todos, queridos alunos, por tornarem possível a existência do Padma Yoga Shala🌿, com a vossa presença e o vosso carinho! Espero que continuem a sentir-se em casa independentemente das “tempestades” exteriores ou interiores que o Yoga inevitavelmente desencadeia em cada um de nós e possam continuar a regressar ao Padma Yoga Shala🌿, como quem regressa a “porto seguro”, para aprofundar o conhecimento de vós mesmos em confiança e segurança, cultivar o contentamento, saṁtoṣā e, quem sabe, um dia, alcançar a felicidade suprema… É tudo o que vos desejo!


Boas práticas, namaste…

Rita 🙏🌿💚

bottom of page