Rechercher

Newsletter de Junho/2018

Mis à jour : 22 août 2018


Sūtra II.29

यमनियमासनप्राणायामप्रत्याहारधारणाध्यानसमाधयोऽष्टावङ्गानि॥२९॥  yama niyama-āsana prāṇāyāma pratyāhāra dhāraṇā dhyāna samādhayo-‘ṣṭāvaṅgāni ॥29॥

« Yama (Refreamentos), Niyama (Observâncias), Āsana (Postura), Prāṇāyāma(Disciplina do Sopro), Pratyāhāra (Recolher dos sentidos), Dhāraṇa (Concentração), Dhyāna (Meditação) e Samādhi  (Ênstase) são os oito membros do yoga.».



Muitos de vós já me ouviram dizer que o Yoga não é apenas āsana (Postura). Apesar disso, de uma maneira geral no Ocidente, são valorizados essencialmente os aspectos que intervêm directamente no plano físico, como o āsana ou o prāṇāyāma, podendo os outros membros surgir ou não na prática pessoal, dependendo da forma como o professor transmite os seus ensinamentos e do interesse pessoal de cada praticante.

A prática do Yoga compreende oito etapas, igualmente conhecidas como os “membros do Yoga” (aṣṭāṅgayoga). São, por ordem, Yama, as regras relativas ao comportamento ético do indivíduo, Niyama, as regras de conduta pessoal, Āsana, a postura, Prāṇāyāma, o controle do sopro, Pratyāhāra, o recolhimento dos sentidos, Dhāraṇā, a concentração, Dhyāna, a meditação e Samādhi, o ênstase. As cinco primeiras etapas são consideradas como preparatórias e exteriores (bahiraṅgayoga), enquanto as três últimas são interiores e constituem as etapas essenciais e centrais do Yoga (antaraṅgayoga). Sejam quais forem as razões que nos levam ao Shala para praticar Āsana, se permitirem que os outros membros do Yoga possam igualmente co-existir nesses instantes, irão certamente encontrar no Yoga uma poderosa ferramenta de transformação pessoal e, quem sabe, encontrar dentro de vós a tranquilidade, paz interior e qualidade de vida que, por vezes, nos parece tão difícil de alcançar na sociedade actual… Deixem-se inspirar!!



IMPORTANTE

O Shala estará ENCERRADO nos dias 13, 14 e 15 de JUNHO


Estarei no Ashtanga Cascais Yoga Shala a praticar Ashtanga Yoga, sob a supervisão do excelente professor neozelandês, Peter Sanson. O Peter é uma das minhas maiores inspirações e referências no ensino do Yoga e apesar de vos deixar as minhas mais sinceras desculpas pela minha ausência durante esses três dias, acreditem que voltarei com as energias bem recarregadas para continuar a transmitir-vos, ainda com mais amor e carinho, a minha própria experiência do Yoga!


HORÁRIOS 


Em Junho, continuamos com as Aulas de Ashtanga Yoga da manhã apenas às segundas (Mysore Style 6h30/8h30) e sextas-feiras (Guiada/Mysore Style 6h45/8h30). Todos os outros horários regulares mantêm-se

Se tiverem a intenção de partir de férias em Julho e Agosto, agradeço que me informem ao longo do mês de Junho, pois provavelmente os horários serão reduzidos durante os meses de Verão, caso haja um número elevado de alunos regulares ausentes.



LUAS DE JUNHO


Como sabem, segundo a tradição deixada por Shri K. Pattabhi Jois, não se pratica Ashtanga Yoga nos dias de Lua Cheia e Lua Nova. Não há aulas de Ashtanga Yoga no Padma Yoga Shala🌿 nestes dois dias, no entanto as aulas de Hatha Yoga decorrem normalmente. Este mês, as luas não interferem com os horários regulares de Ashtanga Yoga, já que o Shala estará encerrado a 13/06 e 28/06 é uma quinta-feira…


Quarta-feira, 13 de Maio - LUA NOVA

Quinta-feira, 28 de Maio - LUA CHEIA



WORKSHOP INTENSIVO DE ASHTANGA YOGA

com

VERA SIMÕES



3 a 7 de Outubro


Com a Vera Simões, professora autorizada Nível II pelo Shri K. Pattabhi Jois Ashtanga Yoga Institute, co­-fundadora e professora do Ashtanga Cascais Yoga Shala desde 2007, vão ter a possibilidade de aprofundar a vossa prática de Ashtanga Yoga durante cinco dias seguidos, aproveitando o fim de semana prolongado graças ao feriado que comemora a implantação da República, a 5 de Outubro.


ATENÇÃO, os preços com desconto Early Bird terminam já a 30 de JUNHO!! Mais informações e inscrições : padmayogashala@gmail.com .


A Vera começou a praticar Yoga aos 16 anos, em 1999 iniciou as primeiras aulas, Workshops e Curso de Instrutores de Yoga. Mas só a partir de  2003 é que aprendeu Ashtanga Yoga segundo as direcções do professor Tarik Van Prehn. Em 2007 iniciou as suas viagens a Mysore, no Sul da India, para estudar Ashtanga Yoga no reconhecido Shri K. Pattabhi Jois Ashtanga Yoga Institute (KPJAYI). Em 2010 recebeu das mãos do seu professor, Sharath Jois, a honra de ser professora Autorizada com a sigla do KPJAYI. E em 2016, voltou a ter a alegria de receber o Nível II da Autorização para o ensino do Ashtanga Yoga segundo os moldes do KPJAYI. As suas aulas reflectem a influência dos seus professores, procurando manter a tradição de Mysore e da família Jois.

Se quiserem saber mais sobre a Vera Simões e a sua experiência no Yoga, podem consultar o seu site internet em www.ashtangacascais.com ou deixem-se inspirar pelo seu primeiro livro, lançado há poucos dias atrás, “Parar. Sentir. Respirar.”. O livro está disponível em todas as livrarias da ilha de São Miguel e diversos outros pontos de venda de livros!



E pronto, por este mês será tudo! A todos os alunos do Padma Yoga Shala🌿, agradeço o vosso interesse e dedicação, assim como a vossa compreensão relativa à necessidade de organização do espaço e dos horários, à medida que o número de alunos regulares vai flutuando. A minha principal intenção é, e será sempre, partilhar o meu amor pelo Yoga como filosofia de vida, preservando a qualidade de um ensino tradicional e personalizado, onde cada um possa encontrar um espaço seguro para avançar pelo caminho do Yoga ao seu próprio ritmo. Sempre que tenham alguma dúvida ou sugestões, não hesitem em falar comigo!


Boas práticas, namaste…


Rita 🙏🌿💚

Padma Final 01.jpg

Padma Yoga Shala

Largo de São João, nº18, 2º andar

9500-106 Ponta Delgada

padmayogashala@gmail.com