Rechercher

Newsletter de Junho/2019


“Ensina o que está em ti.

Não como se aplica a ti, a ti mesmo,

mas como se aplica ao outro.”

T. K. V. Desikachar


Queridos alunos e amigos 🙏💚🌿,


Existem, sem dúvida, muitas formas de ensinar Yoga. Existem muitos métodos diferentes, linhagens diferentes, formações diferentes, experiências diferentes, professores diferentes, com diferentes personalidades… Existem actualmente também, imensas formas de divulgação e promoção do Yoga, métodos, professores, praticantes… Tantas, que por vezes podemos perder de vista o seu objectivo e a forma como o podemos viver ao quotidiano…


O Yoga é para TODOS, o Yoga é UNIÃO



Na realidade, independentemente do momento, do método, do sítio ou do professor escolhidos para iniciar ou aprofundar a nossa prática de Yoga, o mais importante é não perder de vista, que o objectivo dos seus ensinamentos é Mokṣa (sânscrito : मोक्ष), a Libertação. Através de uma prática pessoal e constante dos ensinamentos do Yoga, procuramos a Liberdade dos condicionamentos sociais, culturais, psicológicos, físicos, emocionais, etc., que constantemente nos empurram para o sofrimento gerado pelo nosso passado, ou para o medo e angústia ocasionados pelas incertezas do futuro, que nos impedem de viver, plenamente e em consciência, o momento PRESENTE. A prática de Yoga pode e deve ajudar-nos a encontrar o equilíbrio entre o corpo, a respiração e a mente, o que nos permitirá viver uma vida mais saudável, equilibrada, consciente e respeitadora, uma vida de maior harmonia connosco mesmos, com os outros, com o ambiente que nos rodeia, uma vida no AQUI e AGORA.



Existem, sem dúvida, muitas formas de “ensinar”, “transmitir” ou “partilhar” os ensinamentos do Yoga. Existem, sem dúvida, características essenciais que devemos encontrar num professor de Yoga!


Assim, as qualidades que procuramos num professor são uma vida dedicada à prática; evidência de que ele ou ela é, acima de tudo, um eterno estudante de Yoga; uma natureza sempre verdadeira e autêntica; um compromisso com a consciência e possibilidades de cada aluno, cada um nos seus próprios termos. E a capacidade de cuidar - acima de tudo, cuidar.


T. K. V. Desikachar,

in “Health, healing and beyond”



Mas, tal como é tantas vezes mencionado nas tradições orientais,

“quando o aluno está pronto,


o professor aparece”


e, por isso, existem igualmente, diferentes formas de “aprender”, “receber” ou “acolher” esses mesmos ensinamentos. Alguma vez se questionaram sobre essas formas de “acolher” os ensinamentos do Yoga?? Tendo em conta que o Yoga é para TODOS, que o Yoga é UNIÃO, quais são, na vossa opinião, as características essenciais que devemos encontrar num aluno/praticante de Yoga??



Yogasūtra I.14


स तु दीर्घकालनैरन्तर्यसत्कारासेवितो दृढभूमिः॥१४॥

sa tu dīrghakāla nairantarya satkāra-ādara-āsevito dṛḍhabhūmiḥ 14


«Ela [a prática constante do Yoga] só encontra uma base sólida, se acompanhada de uma duração prolongada, sem interrupções e se for realizada com dedicação e zelo».



EM JUNHO,


Estarei novamente ausente durante 4 dias, para estudar/praticar com o Peter Sanson, professor do meu 💚 e a minha maior inspiração, enquanto praticante e enquanto professora!



Para que não se sintam lesados pela minha ausência, o Padma Yoga Shala🌿 terá um funcionamento diferente do habitual nos feriados e dias de LUA, durante este mês.



Por favor, tenham em conta estas alterações excepcionais!




Segunda-feira, 3/06

LUA NOVA 🌑

- Excepcionalmente haverão aulas neste dia, excepto a aula de Ashtanga Yoga das 6h30. Os alunos desta aula são bem-vindos a vir à aula das 19h00, que será uma ligeira Aula Guiada, caso o desejem.


Segunda-feira, 10/06

FERIADO


- Apenas duas aulas de manhã (limitado às vagas disponíveis) :

- ASHTANGA YOGA : 8h00

- HATHA YOGA : 9h45


ENCERRADO


- Terça-feira, 11/06 a Sexta-feira, 14/06 (incluído)


Segunda-feira, 17/06

LUA CHEIA 🌕


- Excepcionalmente haverão aulas neste dia, excepto a aula de Ashtanga Yoga das 6h30. Os alunos desta aula são bem-vindos a vir à aula das 19h00, que será novamente uma ligeira Aula Guiada, caso o desejem.


Quinta-feira, 20/06

FERIADO


- Apenas duas aulas de manhã (limitado às vagas disponíveis) :

- ASHTANGA YOGA : 8h00

- HATHA YOGA : 9h45


Sexta-feira, 21/06

SOLSTÍCIO DE VERÃO & DIA INTERNACIONAL DO YOGA


- As aulas serão substituídas por 3 períodos de 108 SŪRYA NAMASKĀRA (सूर्यनमस्कार) com Mantra. Não precisam fazer as 108 Saudações ao Sol, podem chegar quando o desejarem, fazer as Saudações ao Sol que vos sejam possíveis e partir quando desejarem. Mas fica o desafio! Aberto a todos os interessados, mesmo que não sejam alunos do Padma Yoga Shala🌿 mas queiram aproveitar a ocasião para conhecer o espaço. Entrada livre e gratuita :

- das 6h15 às 8h00;

- das 12h15 às 14h00;

- das 17h45 às 19h30.





E pronto, por este mês será tudo.


A todos os alunos e amigos do Padma Yoga Shala🌿, que pela vossa presença e dedicação, fazem com que o espaço possa existir, os meus mais sinceros agradecimentos.

A todos os que, de uma maneira ou de outra, me vão ajudando, motivando, incentivando, apoiando, dando ideias e mostrando que o trabalho que tenho vindo a desenvolver faz sentido e merece ser continuado, toda a minha gratidão.


A todos os que, com entrega, confiança, respeito e carinho, me dão o privilégio de, para além de eterna aluna, poder ser igualmente professora de Yoga, a minha reverência!


Se estiverem interessados, podem igualmente ir acompanhando as novidades do Padma Yoga Shala🌿

no Facebook e no Instagram

https://www.facebook.com/PadmaYogaShala/

https://www.instagram.com/padmayogashala/


Boas práticas, namaste…

Rita 🙏🌿💚



Padma Final 01.jpg

Padma Yoga Shala

Largo de São João, nº18, 2º andar

9500-106 Ponta Delgada

padmayogashala@gmail.com