Rechercher

Newsletter de Maio/2019

Queridos alunos e amigos 🙏💚🌿,


Um dia o Yoga entra na nossa vida. Em cada um de nós, essa “entrada”, esse ponto de partida, faz-se de forma diferente e por diferentes razões (e não, não existem razões boas ou más). Ao longo do tempo, essas razões podem reforçar-se, alterar-se, perder o sentido ou dar origem a outras necessidades e motivações, tão ou mais válidas quanto a primeira.

Ninguém nos empurra para o Yoga. Ninguém nos obriga a sair da cama bem cedo ou a retardar o regresso a casa depois de um longo dia de trabalho, para estender o tapete onde haja espaço na nossa casa ou no Shala da nossa escolha… Se fomos nós que um dia decidimos iniciar, transformar ou aprofundar o estudo e a prática de Yoga, então é importante não perdermos de vista a “razão” pela qual o fazemos.


porque pratico YOGA?

… não, a questão não é para mim!

Eu já conheço a resposta…

E vocês,

o que vos trouxe a este caminho?



Existe sempre um “porquê” e, se há quem mantenha a prática por muitos anos, apesar dos obstáculos (ref. newsletter do mês de Abril), é certamente porque, da resposta a essa questão, nascem as raízes de śraddhā, a fé (não uma fé religiosa, mas uma certeza inabalável ou uma intuição profunda) de que o Yoga é, ao mesmo tempo, o nosso caminho e o nosso objectivo.



Yoga Sūtra I.20

श्रद्धावीर्यस्मृतिसमाधिप्रज्ञापूर्वक इतरेषाम्॥२०॥

śraddhā-vīrya-smṛti samādhi-prajñā-pūrvaka itareṣām 20


«Para os outros, a fé, [precede] a energia, a memória, a concentração, a alta inteligência [tomadas de consciência]».



Estes cinco traços de personalidade, necessários a toda e qualquer pessoa que deseje enveredar pelo caminho do Yoga, apesar de serem apresentados por ordem crescente e a obtenção de cada um deles favorecer a obtenção do seguinte, não devem ser encarados como uma lista limitativa. I. K. Taimni (“A ciência do Yoga”) afirma mesmo que, a ideia essencial que Patañjali quereria transmitir com este sūtra, é que a obtenção do verdadeiro ideal do Yoga é o culminar de um longo e difícil processo de construção de carácter e de disciplina, não um mero fruto do acaso.


Se, ao longo desse processo, não deixarmos de nos questionar sobre os “porquês” da nossa prática (“Porque comecei a praticar?”, “Porque continuo a praticar?”, “Porque deixei de praticar?”) e se o nosso questionamento for autêntico e sincero, depois de sabermos a razão pela qual praticamos (falo-vos de Yoga, mas acredito que se aplica a tudo o que fazemos), outras questões que possam surgir pelo caminho (“quando?”, “como?”, “o quê?”,“onde?”), são apenas detalhes destinados a encaminhar-nos para aquela que pode vir a ser, no Yoga como na vida, a mais transformadora de todas as questões :

“QUEM [SOU EU]?”.


“The first yogic principle is to be true to yourself, true to others,

true to your own practice,

true in spreading your knowledge.

You can never change this principles.”


O primeiro princípio yóguico é ser verdadeiro consigo mesmo, verdadeiro com os outros,

verdadeiro com a sua prática,

verdadeiro na partilha do seu conhecimento.

Você nunca pode mudar esse princípio.


R. Sharath Jois


Em MAIO,


Quarta-feira, 01/05 (Dia do Trabalhador), apesar de ser feriado, haverá aula de Ashtanga Yoga, das 8h00 às 9h30 e de Hatha Yoga, das 9h45 às 11h00.


O Shala ENCERRA nos seguintes dias:


- De Terça-feira, 07/05 a Sexta-feira, 10/05 (incluído).


- Na Segunda-feira, 13/05, não haverá apenas a aula de Ashtanga Yoga, das 6h30 às 8h30, que será reposta no dia seguinte (14/05), no mesmo horário. Todas as outras aulas durante esse dia, funcionarão no seu horário normal.


- Segunda-feira, 27/05 (feriado de Santo Cristo dos Milagres).


Este mês, os dias de Lua serão ao sábado, por isso o Shala não estará fechado especificamente por causa desses dois dias:


Sábado, 04/05 - Lua NOVA 🌑

Sábado, 18/05 - Lua CHEIA 🌕


Atenção, as aulas de Ashtanga Yoga são guiadas apenas uma vez por mês (1/2 Primeira Série), na primeira segunda-feira do mês, tanto no horário da manhã, como no horário da tarde. Este mês, as aulas guiadas serão na segunda-feira, 06/05 às 6h30 e às 19h00. Agradeço que estejam em cima do vosso tapete pelo menos 10 minutos antes do início da aula.


...mais informações sobre os Workshops no Padma Yoga Shala🌿


De 3 a 7 de Julho,


Workshop de Ashtanga Yoga

            com a Vera Simões


De 3 a 7 de Julho, teremos connosco novamente a Vera Simões, para mais 5 dias de magia, com uma professora dedicada à prática e ao ensino de Ashtanga Yoga, autora do livro “Parar. Sentir. Respirar.”, directora e professora do Ashtanga Cascais Yoga Shala. As inscrições já começaram e as primeiras vagas já estão a ser preenchidas! Caso estejam interessados, não deixem para o último instante a vossa inscrição… Mais informações e inscrições em padmayogashala@gmail.com


A Vera Simões é PROFESSORA AUTORIZADA Nível II pelo Shri K. Pattabhi Jois Ashtanga Yoga Institute.

Começou a praticar Yoga aos 16 anos, em 1999 iniciou as primeiras aulas, Workshops e Curso de Instrutores de Yoga. Mas só a partir de 2003 é que aprendeu Ashtanga Yoga segundo as direcções do professor Tarik Van Prehn. Em 2007 iniciou as suas viagens a Mysore, no Sul da India, para estudar Ashtanga Yoga no reconhecido Shri K. Pattabhi Jois Ashtanga Yoga Institute (KPJAYI). Em 2010 recebeu das mãos do seu professor, Sharath Jois, a honra de ser professora Autorizada com a sigla do KPJAYI. E em 2016, voltou a ter a alegria de receber o Nível II da Autorização para o ensino do Ashtanga Yoga segundo os moldes do KPJAYI.

Ensina Yoga desde 2003, e Ashtanga Yoga desde 2006, é co­-fundadora e professora do Ashtanga Cascais Yoga Shala desde 2007. As suas aulas reflectem a influência dos seus professores, procurando manter a tradição de Mysore e da família Jois. É também a autora do livro “Parar. Sentir. Respirar.”.

Mais informações sobre a Vera Simões e o seu percurso, aqui : https://www.ashtangacascais.com .


De 5 a 9 de Outubro,


Workshop de Ashtanga Yoga & Ayurveda

            com Christine Hoar




De 5 a 9 de Outubro, é um grande privilégio anunciar que teremos connosco a Christine Hoar, discípula directa de Sri K. Pattabhi Jois, fundadora e directora do Bristol Yoga, VT e do Ashtanga Montauk, NY, praticante e professora de Ashtanga Yoga há mais de 20 anos. Tendo feito muitas viagens para Mysore para estudar com o seu Guru, o falecido Sri K. Pattabhi Jois, Chistine recebeu a sua benção e autorização para ensinar o método de Ashtanga Yoga. Actualmente continua a viajar regularmente para Mysore, para aprofundar os seus estudos com a família Jois, assistindo regularmente Saraswathi Jois, durante as suas estadias em Mysore.

Christine tem igualmente um certificado de consultora em Ayurvedic Lifestyle and Educator do Kripalu College of Ayurveda em Lennox, MA, o que lhe permite associar o sistema de āsana do Ashtanga Yoga com os princípios do Ayurveda e a profundidade da Filosofia do Yoga. Enquanto professora e praticante, Christine dedica-se a criar saúde e alegria, promovendo um sentido de conexão com nosso ambiente natural. Combinando as práticas de Yoga com as práticas de Ayurveda, ela oferece aos seus alunos um conjunto de ensinamentos concebido para os ajudar a alcançar uma maior vitalidade e, ao mesmo tempo, realizar todo o seu potencial.


Em breve, mais informações sobre este workshop por mail e em : https://www.padmayogashala.com/workshops

Mais informações sobre a Christine Hoar e o seu percurso aqui : https://ashtangamontauk.com .



E pronto, por este mês será tudo. A todos os alunos e amigos do Padma Yoga Shala🌿, que pela vossa presença e dedicação, fazem com que o espaço possa existir, os meus mais sinceros agradecimentos.

A todos os que, de uma maneira ou de outra, me vão ajudando, motivando, incentivando, apoiando, dando ideias e mostrando que o trabalho que tenho vindo a desenvolver faz sentido e merece ser continuado, toda a minha gratidão. É também graças a vocês, que constantemente vou avaliando e questionando os meus "porquês"!


Se estiverem interessados, podem igualmente ir acompanhando as novidades do Padma Yoga Shala🌿

no Facebook e no Instagram

https://www.facebook.com/PadmaYogaShala/

https://www.instagram.com/padmayogashala/


Boas práticas, namaste…

Rita 🙏🌿💚



Padma Final 01.jpg

Padma Yoga Shala

Largo de São João, nº18, 2º andar

9500-106 Ponta Delgada

padmayogashala@gmail.com