top of page
Rechercher
  • Photo du rédacteurRita

Novembro/19


Queridos alunos e amigos 🌿,


Já chegámos ao mês de Novembro e estamos a aproximar-nos rapidamente da minha próxima viagem à Índia. 


Assim, este mês de aulas será um pouco mais curto, já que :

o Shala encerra a 25 de Novembro e só voltará a reabrir as suas portas no dia 6 de Janeiro de 2020


mas não se esqueçam que as aulas correspondentes à última semana de Novembro, assim como à Lua Cheia 🌕 (o Shala estará igualmente encerrado na terça-feira, 12/11), poderão ser compensadas ao longo do mês, à medida que vos seja possível, em qualquer horário (desde que haja espaço na sala 😉)!



ATÉ AO FINAL DE 2019,


O Padma Yoga Shala🌿 não vai aceitar novas

inscrições até Janeiro de 2020

Daqui até ao final do mês, vamos continuar a trabalhar a nossa sequência de āsana, correspondente a parte da Primeira Série de Ashtanga Yoga e aperfeiçoar a nossa prática de prāṇāyāma, de modo a que possam criar autonomia suficiente, para praticarem em casa durante a minha ausência, caso assim o desejem. Todos os horários continuarão a ser limitados a um número máximo de 12 alunos. Continuo a relembrar que a possibilidade de alternar entre horários será também, sempre que possível, limitada a quem trabalhe por turnos e precise de maior liberdade para poder manter a prática. Muito grata pela vossa compreensão.




Todos os alunos interessados em retomar ou iniciar a prática a partir de Janeiro de 2020, deverão enviar um e-mail durante a primeira semana de Janeiro, para comunicar a vossa intenção de retomar/iniciar as aulas e qual é o horário pretendido. Por favor, aguardem uma  confirmação de disponibilidade no horário pretendido, por parte do Shala🌿. Em 2020, vamos tentar manter em cada um dos horários (tanto quanto possível), grupos de prática pequenos e regulares, de forma a que cada aluno possa ter a atenção individual necessária, para poder evoluir ao seu próprio ritmo, tanto na sua prática de Yoga, como no seu percurso de auto-conhecimento, apesar das aulas serem de grupo.

Para quem esteja interessado em iniciar a prática pela primeira vez, por favor tenham em atenção que as aulas experimentais só terão lugar na primeira semana de cada mês, mediante marcação prévia. Estas aulas têm um custo de 10€, que é depois deduzido da primeira mensalidade, caso a inscrição seja formalizada no mês em questão, para um período mínimo de 3 meses (mais informações por e-mail :  padmayogashala@gmail.com).


 

HORÁRIOS 2019/2020...


As aulas retomam na segunda-feira, 6/01/2020, nos seguintes horários:



 

O Padma Yoga Shala🌿...

...estará encerrado de :



25 de NOVEMBRO de 2019

a

5 de JANEIRO de 2020

altura em que volto a viajar para a Índia, para estudar com os meus professores em Mysore (Índia), continuar a minha formação pessoal e perceber melhor de que forma posso continuar a servir esta Tradição e partilhar a minha experiência na via do Yoga. Muito grata pela vossa compreensão!



 

DIAS de LUA...


Este mês, teremos:

Lua Cheia 🌕 na terça-feira, 12/11;

Lua Nova 🌑, na terça-feira, 26/11.


O Padma Yoga Shala🌿 estará encerrado no dia de Lua Cheia 🌕. No dia de Lua Nova 🌑 o Shala já estará encerrado, devido à minha viagem para Mysore. São dias de descanso da prática física (āsana), mas não deixam de ser excelentes ocasiões para praticar a atenção plena, a concentração e a presença no “aqui e agora”, aproveitando assim para aprender um pouco mais sobre nós mesmos e para colocar novas intenções para uma vida mais harmoniosa, plena, consciente, em equilíbrio com a Natureza.



Mirjam Appelhof - Walking with the Moon, 2015

 

Este mês, deixo o espaço da Newsletter que costumo dedicar à reflexão, ao questionamento e ao estudo de si mesmo através dos textos sagrados do Yoga (स्वाध्याय svādhyāya), ao cuidado do Calvin. Na realidade, ele consegue resumir numa só frase, tudo o que tenho tentado transmitir ao longo deste ano, em todas as aulas, newsletters, conversas privadas e mesmo no Satsaṅga do mês passado. Espero que possa trazer-vos tanta inspiração, como me traz a mim.


Calvin & Hobbs, by Bill Watterson

 

Yogasūtra I. 33

मैत्रीकरुणामुदितोपेक्षणां सुखदुःखपुण्यापुण्यविषयाणां भावनातश्चित्तप्रसादनम्॥३३॥

maitrī karuṇā mudito-pekṣāṇāṁ-sukha-duḥkha puṇya-apuṇya-viṣayāṇāṁ bhāvanātaḥ citta-prasādanam ॥33॥


«A projecção de amizade, compaixão, gratidão e equanimidade perante as coisas - [sejam elas] alegres ou tristes, meritórias ou demeritórias - [leva àpacificação da consciência».


 

Apesar de os professores do meu 💚 se encontrarem do outro lado do planeta, gostaria de manifestar a minha gratidão a todos aqueles que, quer no papel de professores, quer de alunos, ao longo do meu percurso no Yoga, continuam a ajudar-me a voltar para dentro o meu olhar, a questionar-me e avaliar-me enquanto aluna, praticante e professora.

Também gostaria de agradecer a todos os meus alunos que me encorajam a viajar para a Índia e que, de forma destemida, mantêm a sua prática durante a minha ausência, aguardam pacientemente o meu regresso e me acolhem de braços abertos quando retomo as aulas.

Espero que a aventura do Padma Yoga Shala🌿 esteja a ser tão maravilhosa para vocês, como está a ser para mim e que possamos continuar a trabalhar juntos neste caminho maravilhoso que é o Yoga! Sem vós, nada disto seria possível! Muito grata!

 

Bons questionamentos, boas práticas, até breve! Namaste, Rita 🙏🌿💚



bottom of page