top of page
Rechercher
  • Photo du rédacteurRita

Outubro/2018


Queridos alunos e amigos 🙏💚🌿,


Lá vamos nós novamente!!

Por muito que vos diga e insista que “O Yoga não tira férias…”, durante os meses de Verão, muitos são os que aproveitam para fazer uma pausa nas aulas de yoga e dedicarem-se mais às actividades sociais, à família, aos amigos, às actividades no exterior. Depois chega o mês de Setembro, o regresso às aulas e às rotinas do quotidiano e ao mesmo tempo, as correrias, o stress, as preocupações, as tensões na mente e no corpo… Como não há tempo para tudo, empurramos o regresso às aulas de Yoga para o mês de Outubro e à medida que os alunos vão chegando, a frase que ouço é sempre a mesma :


“Nem imaginas a falta que me fizeram estas aulas.”


Mas a verdade é que não preciso de imaginar… Ainda me lembro bem de como era a minha vida, antes de ter conseguido instalar uma prática regular e depois quotidiana de yoga! E, por essa razão, quando de forma incrédula me perguntam como consigo arranjar coragem para me levantar todos os dias de madrugada e fazer a minha prática antes de dar várias aulas cada dia, dentro de mim, a resposta que surge dentro é sempre a mesma…





COMO PODERIA FAZER DE OUTRA FORMA??








Tive o privilégio de iniciar as aulas de Yoga com uma professora que me ensinou desde o primeiro dia que o Yoga não é apenas āsana! Mas fui aprendendo ao longo do tempo que a prática de āsana, acorda, reforça e consolida os outros membros do Yoga. Provavelmente a prática de āsana não fez directamente de mim uma melhor pessoa, melhor companheira, mãe ou a professora que conhecem, mas indirectamente consolidou os Yama/Niyama, que são a base de tudo o resto…


 

Sūtra II.30

अहिंसासत्यास्तेयब्रह्मचर्यापरिग्रहा यमाः॥३०॥

ahiṁsā-satya-asteya brahmacarya-aparigrahāḥ yamāḥ ॥30॥


« Ahiṁsā (não-violência), Satya (a procura da verdade), Asteya (abstenção do roubo e da cobiça), Bramacharya (continência ou castidade) e Aparigrahāḥ (não-possessão ou desprendimento) constituem os Yama.».


 

Sūtra II.32

शौचसंतोषतपःस्वाध्यायेश्वरप्रणिधानानि नियमाः॥३२॥

śauca saṁtoṣa tapaḥ svādhyāy-eśvarapraṇidhānāni niyamāḥ ॥32॥


« Śauca (purificação), Saṁtoṣa (contentamento), Tapas (esforço sobre si mesmo ou disciplina), Svādhyāya (estudo de si mesmo através dos textos sagrados), Iśvara Praṇidhāna (consagração a Deus ou dom de si mesmo), constituem os Niyama.».


 

Como encontro coragem para fazer do Yoga um modo de vida? Porque além do āsana, que sem dúvida me ajuda a ter um corpo mais forte, mais flexível e mais saudável, o Yoga “além do tapete”, tendo como base os Yama/Niyama, influencia todos os aspectos da minha vida de uma forma positiva, tanto na minha relação comigo mesma (através da forma como me alimento, das actividades que desenvolvo, da atitude que cultivo face à vida e às dificuldades inerentes à mesma), como na relação com os outros (com a família, amigos, alunos, colegas, comunidade e sim, quem me conhece dos tempos “pré-Yoga” pode confirmar isto 😂😂😂) mas também com o ambiente à minha volta (consciência ecológica, consciência social, projectos em que me envolvo e também no esforço desenvolvido para que o Yoga chegue a cada vez mais pessoas, independentemente da idade ou condição física, social ou financeira…)! Muito longe da perfeição ou mesmo da procura dessa perfeição, o Yoga traz à minha vida a estabilidade mental necessária para fazer face às dificuldades do quotidiano. Por isso, para mim, não é uma opção “tirar férias” do Yoga!!



 

Mas não se preocupem se pararam com a prática de āsana durante as férias, ou se deixaram de vir às aulas durante uns tempos…


É SEMPRE MAIS FÁCIL RETOMAR,

que começar pela primeira vez…


 

E à medida que forem avançando pela via do Yoga, lentamente mas seguramente, os momentos de interrupção vão certamente diminuir. A coragem para continuar cada dia, vai transformar-se aos poucos noutra coisa mais subtil… E um dia, quando vos perguntarem como encontram coragem para praticar todos os dias, a resposta estará lá… Enquanto isso, cá vos espero de braços abertos!

Para já, nos horários regulares de Ashtanga Yoga e Hatha Yoga.

Em breve, um novo projecto em estudo está a ser desenvolvido para vos ajudar e inspirar a levar o Yoga para “fora do tapete”… Mais informações muito em breve!!


HORÁRIOS DE OUTUBRO

EM OUTUBRO,

Atenção a quem esteve parado, houve alterações nos horários e aula de Hatha Yoga das 17h30 passa a ser às segundas, quartas e sextas-feiras. As aulas de Ashtanga Yoga das manhãs passam a ser às segundas e quintas-feiras das 6h30 às 8h30. Atenção à aula guiada de segunda-feira, que começa também às 6h30, não cheguem atrasados!! Nos outros dias o Shala estará aberto para auto-prática entre as 6h30 e as 8h30. As aulas de Ashtanga Yoga da tarde passam a ser das 19h00 às 20h45. A aula de segunda-feira é guiada, por isso, não se atrasem!! A aula de Yogasūtra, caso reúna um número mínimo de 5 alunos, passará a ser à terça-feira, das 17h30 às 18h30 (horário a confirmar) e em princípio já retomamos a partir de terça-feira, 9/10.




LUAS DE OUTUBRO



LUA NOVA - Terça-feira, 09/10

LUA CHEIA - Quarta-feira, 24/10


Como sabem, segundo a tradição deixada por Shri K. Pattabhi Jois, não se pratica Ashtanga Yoga nos dias de Lua Cheia e Lua Nova. Não há aulas de Ashtanga Yoga no Padma Yoga Shala🌿 nestes dois dias.



WORKSHOP INTENSIVO DE ASHTANGA YOGA

COM VERA SIMÕES



 

3 a 7 de Outubro


Iniciamos o mês com o Workshop Intensivo de Ashtanga Yoga com a Vera Simões. Ainda há vagas, se estiverem interessados ao workshop completo ou apenas a um dia, escrevam para : padmayogashala@gmail.com .


 

E pronto, por este mês será tudo! A todos os alunos do Padma Yoga Shala🌿, que pela vossa presença e dedicação, fazem com que o espaço possa existir, os meus mais sinceros agradecimentos. A todos os que, de uma maneira ou de outra, me vão ajudando, motivando, incentivando, apoiando, dando ideias e mostrando que o trabalho que tenho vindo a desenvolver ao longo do último ano tem valido a pena e merece ser continuado, deixo-vos toda a minha gratidão. Espero rever-vos a todos em breve!


Boas práticas, namaste…

Rita 🙏🌿💚

bottom of page