Rechercher

Newsletter de Setembro/2018...

Mis à jour : 27 oct. 2018

O SHALA ENCERRA DE

29/08 a 16/09


RE-ABERTURA

17 de SETEMBRO

Queridos alunos e amigos 🙏🌿💚,


Nesta altura do ano, muitas são as pessoas que tomam a decisão de iniciar ou retomar as aulas de Yoga. Há alturas assim, propícias aos começos, à vontade de mudança, à tomada de decisões… Às vezes é um amigo praticante que nos motiva a experimentar uma aula, outras vezes é o nosso médico que recomenda a prática para ajudar a apaziguar as tensões do corpo e da mente, pode ser um livro inspirador que lemos durante as férias ou uma das milhares de imagens do Instagram, onde pessoas extremamente fortes e flexíveis, executam āsanas bem complicados, em cenários montados e muitas vezes paradisíacos…

Desde que o Yoga chegou ao Ocidente, sempre se acentuou principalmente a sua dimensão técnica, valorizando e enfatizando essencialmente o āsana e por vezes o prānāyāma (quer nas primeiras obras literárias que surgiram sobre o tema, quer actualmente nas redes sociais), em detrimento das suas dimensões psicológicas, filosóficas e espirituais. E, aos poucos, o Yoga foi-se despindo das suas características essenciais e do seu objectivo final, para se transformar num exercício físico ou num meio de obtenção de bem-estar temporário, confinado ao espaço do tapete ou da duração das aulas… Por estas e outras razões, temos por vezes ideias pré-concebidas sobre o que é suposto ser o Yoga, temos expectativas sobre os resultados obtidos com a prática e sobre o tempo necessário para obter esses mesmos resultados. Mas, como já se sabe, quanto mais elevadas são as expectativas, maiores as desilusões resultantes das mesmas…



AFINAL...

O QUE É O YOGA??!!



Yoga Sūtra I, 2

योगश्चित्तवृत्तिनिरोधः॥२॥

yogaś-citta-vṛtti-nirodhaḥ 2

«O Yoga é a paragem dos movimentos da consciência [da agitação existencial]».



📷 Fotografia de Carlos Oliveira

“The quieter you become

the more you are able to hear.”

Rumi






Yoga Sūtra II, 29

यमनियमासनप्राणायामप्रत्याहारधारणाध्यानसमाधयोऽष्टावङ्गानि॥२९॥

yama niyama-āsana prāṇāyāma pratyāhāra dhāraṇā dhyāna samādhayo-‘ṣṭāvaṅgāni ॥29॥

« Yama (Refreamentos), Niyama (Observâncias), Āsana (Postura), Prāṇāyāma (Disciplina do Sopro), Pratyāhāra (Recolher dos sentidos), Dhāraṇa (Concentração), Dhyāna (Meditação) e Samādhi (Ênstase) são os oito membros do yoga.».


Qualquer pessoa pode avançar pelo caminho do Yoga, independentemente do género, idade ou condições físicas actuais. Os efeitos da prática de āsana e prānāyāma praticados nas aulas serão notórios e evidentes praticamente desde a primeira aula. Começamos por sentir primeiro as transformações no nosso corpo, aos poucos é a nossa respiração que se vai modificando e em seguida sentimos os efeitos na nossa mente, que se vai apaziguando, dentro e fora do tapete.

Se nos mantivermos suficientemente ATENTOS, À ESCUTA e HUMILDES, criamos um terreno fértil para que todos os membros do Yoga possam manifestar-se e para que a nossa maneira de ser e estar connosco mesmos, com os outros e com o mundo à nossa volta, possa também transformar-se. Só assim, um dia, poderemos perceber que o Yoga não é algo que fazemos, mas sim algo que SOMOS…


“Com a continuidade desta prática,

semana após semana, ano após ano,

a sua experiência tornar-se-á cada vez mais profunda e englobará todas as vossas actividades quotidianas.”

Shunryu Suzuki 

(acerca do Zazen, mas sem dúvida válido também para o Yoga!!!)


Assim, fazendo uso das sábias palavras do Mestre Zen Shunryu Suzuki (in “Mente zen, mente de principiante”), gostaria de vos relembrar que, quer estejam a iniciar, a retomar ou a continuar a vossa prática de Yoga (sim, sim, válido mesmo para quem pratica todos os dias!!) :

“na mente do principiante existem muitas possibilidades,

mas na mente do especialista

há poucas”



ATENÇÃO!! NOVOS HORÁRIOS

em SETEMBRO...

EM SETEMBRO,


A aula de Hatha Yoga das 17h30 passa a ser às segundas, quartas e sextas-feiras. As aulas de Ashtanga Yoga das manhãs passam a ser às segundas e quintas-feiras das 6h30 às 8h30. Atenção à aula guiada de segunda-feira, que começa também às 6h30, não cheguem atrasados!! Nos outros dias o Shala estará aberto para auto-prática entre as 6h30 e as 8h30. As aulas de Ashtanga Yoga da tarde passam a ser das 19h00 às 20h45. A aula de segunda-feira é guiada, por isso, não se atrasem!! A aula de Yogasūtra, caso reúna um número mínimo de 5 alunos, passará a ser à terça-feira, das 17h30 às 18h30 (horário a confirmar).

Em SETEMBRO, as aulas retomam na segunda-feira, 17/09.


LUAS DE SETEMBRO


LUA NOVA - Sábado, 09/09

LUA CHEIA - Terça-feira, 25/09


Como sabem, segundo a tradição deixada por Shri K. Pattabhi Jois, não se pratica Ashtanga Yoga nos dias de Lua Cheia e Lua Nova. Não há aulas de Ashtanga Yoga no Padma Yoga Shala nestes dois dias.

WORKSHOP INTENSIVO DE ASHTANGA YOGA

com

VERA SIMÕES



3 a 7 de Outubro


Com a Vera, professora autorizada Nível II pelo Shri K. Pattabhi Jois Ashtanga Yoga Institute, co­-fundadora e professora do Ashtanga Cascais Yoga Shala desde 2007, vão ter a possibilidade de aprofundar a vossa prática de Ashtanga Yoga durante cinco dias seguidos, aproveitando o fim de semana prolongado graças ao feriado que comemora a implantação da República, a 5 de Outubro.


Relembro que já estão a decorrer as inscrições para este workshop. Por questões de logística, agradeço a quem estiver interessado em estar presente, que não deixe para o último instante a sua inscrição! Mais informações e inscrições : padmayogashala@gmail.com

A Vera começou a praticar Yoga aos 16 anos, em 1999 iniciou as primeiras aulas, Workshops e Curso de Instrutores de Yoga. Mas só a partir de 2003 é que aprendeu Ashtanga Yoga segundo as direcções do professor Tarik Van Prehn. Em 2007 iniciou as suas viagens a Mysore, no Sul da India, para estudar Ashtanga Yoga no reconhecido Shri K. Pattabhi Jois Ashtanga Yoga Institute (KPJAYI). Em 2010 recebeu das mãos do seu professor, Sharath Jois, a honra de ser professora Autorizada com a sigla do KPJAYI. E em 2016, voltou a ter a alegria de receber o Nível II da Autorização para o ensino do Ashtanga Yoga segundo os moldes do KPJAYI. As suas aulas reflectem a influência dos seus professores, procurando manter a tradição de Mysore e da família Jois.

Se quiserem saber mais sobre a Vera Simões e a sua experiência no Yoga, podem consultar o seu site internet em www.ashtangacascais.com ou deixem-se inspirar pelo seu primeiro livro, lançado há cerca de um mês, “Parar. Sentir. Respirar.”. O livro está disponível em todas as livrarias da ilha de São Miguel e diversos outros pontos de venda de livros!



E pronto, por este mês será tudo! A todos os alunos do Padma Yoga Shala🌿, agradeço o vosso interesse, a vossa dedicação e a também vossa compreensão relativa ao encerramento do Shala durante as duas primeiras semanas de Setembro. Relembro que o Yoga não tira férias e que, apesar de não terem o espaço de prática aberto durante a minha ausência, não deixem de aplicar os ensinamentos do Yoga no dia a dia!

Espero rever-vos a todos em breve! Os meus mais sinceros agradecimentos a todos por tornarem possível a existência do Padma Yoga Shala🌿, com a vossa presença e o vosso carinho!

Boas práticas, namaste…


Rita 🙏🌿💚

Padma Final 01.jpg

Padma Yoga Shala

Largo de São João, nº18, 2º andar

9500-106 Ponta Delgada

padmayogashala@gmail.com