top of page
Rechercher
  • Photo du rédacteurRita

Março/20


...Março é um mês especial, no Padma Yoga Shala🌿!


"Saber escolher, com sabedoria, em que situação nos vamos colocar,

é uma dessas lições de vida que só se aprendem com o tempo e a experiência." Myla & Jon Kabat-Zin


Queridos alunos e amigos 🌿,


MARÇO.

No calendário gregoriano, Março é o terceiro mês do ano. Noutras épocas, noutras tradições, considerava-se que o início do ano acontecia durante o mês de Março. É o mês do equinócio da primavera, o mês em que o dia e noite atingem a mesma duração, o mês em que a natureza “desperta” e se “ilumina”, empurrada por uma nova força, um novo sopro, uma nova energia ascendente capaz de sacudir os restos do torpor e da imobilidade características do inverno. Março é o mês da energia que traz de novo a VIDA em todo o seu esplendor, a todos os seres. É o momento em que, sem grande esforço, se reúnem naturalmente todas as condições necessárias, para que as sementes adormecidas (e  tantas vezes, esquecidas) possam finalmente libertar todo o seu potencial e recomeçar um novo ciclo.


Apesar de esquecermos, por vezes, que também somos uma parte integrante da NATUREZA e de vivermos “desligados” dos nossos ritmos naturais, a verdade é que a natureza, ela, não se esquece de nós… A mesma força criadora que empurra os germes para fora das sementes, para fora da terra, esta imensa energia que liberta todo o potencial da vida e lhes permite dar início a um novo ciclo, também se encontra dentro de nós e à nossa volta! Cabe-nos a nós decidir se queremos, ou não, escutar os ritmos da natureza e viver uma vida mais em harmonia connosco mesmos, com os outros, com o ambiente que nos rodeia…


Eu gosto do mês de Março. Março é tempo de mudança e quem me conhece, sabe que gosto de mudança! Março é a altura ideal para abrir as janelas, sacudir o pó acumulado durante o Inverno (e de todos os “invernos” da nossa vida, tanto no sentido literal como figurado), limpar e deitar fora as “coisas” do passado que já não nos servem, que já não servem o nosso propósito, o nosso dever, o nosso svadharma. Março é o momento perfeito para permitir que as sementes adormecidas (e por vezes esquecidas, abandonadas, maltratadas por falta de estima e de confiança em nós mesmos e na vida…) possam finalmente “despertar” e libertar todo o seu potencial. A energia do mês de Março é perfeita para nos autorizarmos a …

RECOMEÇAR!


 

Porque as sementes não duvidam da sua capacidade para transformar-se em árvores, nem tão pouco se questionam sobre se devem ou não fazê-lo, se merecem ou não esse privilégio, que tipo de árvore serão no futuro, ou em quanto tempo alcançarão o seu objectivo (porque na realidade, o único objectivo é apenas SER…), este processo de recomeço torna-se simples, consistente, leve, natural…

E vocês, estão prontos para aproveitar a energia do mês de Março, a energia da Primavera e simplesmente deixar despertar as vossas “sementes”? Prontos para recomeçar tudo de novo? Afinal…


… cada dia é um dia, cada prática é uma prática!



 

Para celebrar a vida e a primavera,


MARÇO será um mês especial no Padma Yoga Shala🌿!


Todas as quartas-feiras do mês de Março, o Shala estará aberto entre as 18h00 e as 20h00, para que os alunos do Shala possam vir fazer a sua auto-prática, se estiverem interessados. Não há aula, apenas uma porta aberta para que possam fazer a experiência da vossa própria prática, num espaço onde todos estão presentes com a mesma intenção, aprender a conhecer-se melhor, através da prática de Yoga. Não é preciso fazer marcação, nem ficar as duas horas… Enquanto houver espaço para colocar tapetes, vamos esticando o nosso! Quanto à intensidade e a duração da vossa prática, isso depende apenas de vós mesmos! Todos os alunos do Padma Yoga Shala🌿 são bem-vindos!


No sábado, 21 de Março, entre as 8h30 e as 10h30, faremos novamente os 108 Sūryanamaskāra, segundo a tradição de Śrī Śrī Śrī Satchidananda Yogi, o Yogi silencioso de Madras, entoando os 12 mantras que homenageiam  as diferentes qualidades do Sol e, assim, celebrar a chegada da Primavera🌱🌿🌻! Desta vez, são os 108 Sūryanamaskāra todos de seguida! Mais uma vez, não é preciso fazer marcação, nem ficar as duas horas… Enquanto houver espaço para colocar tapetes, podem ir colocando o vosso. A intensidade e a duração da vossa prática, depende apenas de vós mesmos, quem precisar de parar a meio ou queira simplesmente vir recitar os mantras, pode obviamente fazê-lo! Esta prática solar é extremamente vigorosa, mas acima de tudo, é uma prática de devoção, um acto de Iśvara Praṇidhāna (ainda se lembram dos Yama/Niyama, de que vos falei na newsletter de Janeiro?), com efeitos subtis que vão muito além dos efeitos benéficos que podemos sentir no nosso corpo, quando executamos as Saudações ao Sol. Todos os alunos do Padma Yoga Shala🌿 que queiram experimentar ou repetir a experiência, são bem-vindos!


Na terça-feira, 24 de Março teremos um Satsaṅga, entre as 18h00 e as 20h00. Este evento tem entrada livre e está aberto a todas as pessoas interessadas, quer sejam ou não, alunos do Padma Yoga Shala🌿. Caso não vos seja possível estar no Shala no início do Satsaṅga, saibam que podem vir à mesma, desde que entrem de forma silenciosa e se sentem no fundo da sala. No entanto, agradeço que não saiam antes do final, para não perturbar o fluir e o decorrer normal do mesmo, para não distrair os outros participantes ou a professora. O objectivo de um Satsaṅga, não é desenvolver discussões filosóficas ou conceptuais, mas sim marcar um encontro connosco mesmos, para que possamos, além do nosso ego, das nossas crenças e dos nossos ideais, permitir a revelação de que já SOMOS, tudo aquilo que buscamos fora de nós (incluindo a felicidade). Qual é a vossa disponibilidade para um encontro convosco mesmos?


As inscrições para o Workshop da Lea e do Tarik continuam a decorrer e os alunos do Padma Yoga Shala🌿, têm um desconto de 10€ se se inscreverem na totalidade do Workshop (3 dias), até 31/03/2020. Mesmo que não tenham a intenção de participar neste evento, agradeço se puderem partilhar as informações sobre o Workshop com pessoas que possam estar interessadas pelo mesmo, de forma a divulgar o evento e apoiar o trabalho desenvolvido pelo Padma Yoga Shala🌿. A vossa ajuda e participação na  promoção e divulgação destes eventos é uma forma de permitir que a comunidade de Yoga da Ilha de São Miguel continue a crescer, para que continue a fazer sentido trazer à nossa ilha, professores de Yoga de renome nacional e internacional!



 

E, como de costume, no Padma Yoga Shala🌿


Quem interrompeu a prática durante o mês de Fevereiro e tenha a intenção de regressar em Março, por favor enviem um e-mail antes do final de Fevereiro, comunicando a vossa intenção de retomar as aulas e aguardem uma confirmação de disponibilidade no horário pretendido, por parte do Shala. De momento, alguns horários estão completos e, por essa razão, encontram-se encerrados a novas inscrições ou re-inscrições.


Para quem esteja interessado em iniciar a prática pela primeira vez, por favor tenham em atenção que as aulas experimentais só terão lugar na primeira semana de cada mês, mediante marcação prévia (neste caso, entre segunda-feira, dia 02/03 e sexta-feira 06/03). Estas aulas têm um custo de 10€, que é depois deduzido da primeira mensalidade, caso a inscrição seja formalizada no mês em questão, para um período mínimo de 3 meses (mais informações por e-mail :  padmayogashala@gmail.com).


Vou continuar a pedir a vossa ajuda e participação para que possamos manter grupos de prática pequenos e regulares (tanto quanto possível), de forma a que cada aluno possa ter a atenção individual necessária, para poder evoluir ao seu próprio ritmo, tanto na sua prática de Yoga, como no seu percurso de auto-conhecimento.


 


DIAS DE LUA...


Como sabem, o Padma Yoga Shala🌿 encerra nos dias de Lua Cheia 🌕 e Lua Nova 🌑. São dias de descanso da prática física (āsana), mas não deixam de ser excelentes ocasiões para praticar a atenção plena, a concentração e a presença no “aqui e agora”, aproveitando assim para aprender um pouco mais sobre nós mesmos e para colocar novas intenções para uma vida mais harmoniosa, plena, consciente, em equilíbrio com a Natureza. Os dias de Lua actualizados, poderão ser encontrados online em https://www.padmayogashala.com/horarios .

Este mês :


Lua Cheia 🌕, segunda-feira, 09/03/2020

ENCERRADO


Lua Nova 🌑, terça-feira, 24/03/2020

SATSAṄGA, das 18h00 às 20h00


A cada Lua Nova 🌑 (desde que seja dia útil), teremos um Satsaṅga, entre as 18h00 e as 20h00, caso haja um mínimo de 5 inscrições prévias ([saṅga] m. associação com o bem ; boa companhia ; assembleia para fins espirituais | soc. proximidade do mestre [guru], “Dictionnaire Héritage du Sanscrit de Monnier-Williams”). Falaremos de temas relacionados com o Yoga, com o conhecimento de si mesmo e de que forma podemos aplicar os ensinamentos do Yoga ao quotidiano.


 


 

WORKSHOPS 2020...

Em 2020, vamos receber novamente a Lea Perfetti e o Tarik Van Prehn em Maio, para um Workshop de 3 dias de Ashtanga Yoga (1, 2 e 3 de Maio 2020) e depois, em Outubro, temos de novo connosco a Vera Simões, para um Workshop de 4 dias de Ashtanga Yoga (2, 3, 4 e 5 de Outubro 2020).


Os workshops com professores convidados são ocasiões para conhecer novos professores, com diferentes abordagens ao Yoga e diferentes formas de praticar, ensinar e viver o Yoga ao quotidiano e podem revelar-se verdadeiras “lufadas de ar fresco” na nossa prática e no nosso caminho dentro desta tradição! O trabalho realizado nestes intensivos é, sem dúvida, diferente do realizado na nossa prática quotidiana ou com o nosso professor de “todos os dias” e, como tal, os resultados são também diferentes.


Se estiverem interessados em estar presentes em qualquer destes workshops, podem contactar-me por e-mail : padmayogashala@gmail.com


 

Em breve, enviarei por e-mail (e poderão igualmente encontrar online), mais informações sobre o Workshop da Vera Simões, nos dias 2, 3, 4 e 5 de Outubro de 2020, no Padma Yoga Shala🌿, mas para já...

...as inscrições para o Workshop da Lea e do Tarik já se encontram abertas e podem encontrar todas as informações aqui!




 

ॐ लोकाः समस्ताः सुखिनो भवन्तु⎜ ॐ शान्तिःशान्तिःशान्तिः⎜⎟ Oṃ

Oṁ lokā samastā sukhino bhavantu

Oṁ śāntiḥ śāntiḥ śāntiḥ

Hariḥ Oṁ

Oṃ

Que todos os seres, em todos os lugares, sejam felizes.

Que haja Paz, Paz, Paz.


 

Obrigada pela leitura! Desejo-vos a todos um feliz Março! Bons recomeços! Boas práticas! Rita 🙏🌿💚



bottom of page