top of page
Rechercher
  • Photo du rédacteurRita

Novembro/21

Queridos alunos ✨,

Entramos agora no mês de Novembro de 2021 e avançamos a passos largos para o final de mais um ano de grandes transformações, tanto externas como internas...

Como já referido várias vezes, o horário actual, que encontram abaixo, vai manter-se em vigor até ao final do ano.



 

Já sabem que NA PRIMEIRA SEMANA DE CADA MÊS, nos horários de segunda-feira à tarde, das 18h15 às 20h00 e sexta-feira de manhã, das 8h30 às 10h15, temos a nossa AULA GUIADA de uma parte da Primeira Série. Este mês, como o Shala estará excepcionalmente encerrado no feriado de 1/11, estas aulas guiadas realizar-se-ão na :

Sexta-feira, 05/11, das 8h30 às 10h15 e na

Segunda-feira, 8/11, das 18h15 às 20h00.

Não se esqueçam de assentar nas vossas agendas!!


 

O Padma Yoga Shala🌿 estará ENCERRADO :

Segunda-feira, 1 de Novembro, feriado, Quinta-feira, 4 de Novembro, dia de lua nova Sexta-feira, dia 19 de Novembro, dia de lua cheia. - EXCEPCIONALMENTE -


Para que possam manter a regularidade da vossa prática no Shala, apesar de encerrar estes três dias de Novembro, haverá aula excepcional na :

Quarta-feira, 3/11 de manhã, entre as 8h30 e as 10h30 (em vez de auto-prática) e à tarde, entre as 17h00 e as 20h00, e na Quarta-feira, 17/11 apenas de manhã, entre as 8h30 e as 10h30 (Mysore Style).

Mais uma vez, não se esqueçam de assentar nas vossas agendas!!


 


 

« Coragem é procurar a verdade e dizê-la, não estar sujeito à lei da mentira triunfante que passa e não ecoar, com a nossa alma, a nossa boca e as nossas mãos, os aplausos imbecis e as vaias fanáticas. »

Jean Jaurès


 

Ao longo dos últimos 19 meses, muito tenho dito e escrito sobre Yoga, mas também sobre o que está a acontecer no mundo e de que modo isso não é e não pode ser diferente da nossa "vida de yoga".


Uma grande parte desse tempo, acompanhou-me uma sensação interior de não estar a ser ouvida, de não estar a ser compreendida, de não estar a ser levada a sério. Por vezes, senti-me sozinha, outras vezes, cansada e frustrada. Muitas vezes, apenas o silêncio, a indiferença ou a negação ecoaram das palavras e ideias que expus e deixei transbordar do meu coração, principalmente quando o assunto parecia afastar-se da vossa "visão do Yoga" (e quantas vezes disse que o YOGA não é diferente da VIDA??!!)...


No entanto, nunca deixei de o fazer, pois o meu coração e a minha alma sentiam que era esse o caminho a percorrer, com a consciência que cada um de nós vê através de filtros e da influência que os kleśa ainda têm sobre nós e sabendo que, de qualquer forma, a VERDADE não pode ser imposta, nem tão pouco vem de fora para dentro, como tantas vezes afirmei.


Por vezes, a minha experiência pessoal e a forma como ia conseguindo transmiti-la através do meu coração (nunca expus nada que não tivesse vivenciado primeiro, até porque não acredito que haja outra forma de partilhar o Conhecimento do Yoga, que não seja através da nossa própria experiência), tocou no vosso e estou infinitamente grata por esses momentos de partilha de alma a alma, de essência a essência, de UNIÃO. Nesses momentos, senti que, apesar de tudo, valia a pena continuar a divulgar e partilhar tudo aquilo que me anima, o objectivo do Yoga, a LIBERDADE da CONSCIÊNCIA!




A minha sincera gratidão a todos aqueles que conseguiram fazer com que me sentisse menos sozinha, menos isolada e menos "maluca" no meio de tamanha falta de bom senso, no meio desta luta dhármica entre o Bem e o Mal! E sim, eu sei que nem todos partilham a minha "visão", que há quem não o veja desta forma e ache que são tudo "teorias da conspiração" e é mesmo assim... Não há qualquer julgamento a emitir sobre isso!


No final, só o tempo trará a sua sentença!


💙🙏💙


 

Até agora, as Newsletters sempre "brotaram" de dentro de mim, de forma natural e espontânea, de acordo com o que se passava à minha volta, mas acima de tudo, do alinhamento com a minha Consciência Superior, com a minha verdadeira Essência, com o Universo, com a Verdade que todos nós SOMOS. Nunca se tratou de mim ou do que "eu" poderia ter para dizer... Eu sei que alguns de vós podem certamente duvidar, mas eu sinto-me muito, muito, muito mais feliz quando estou em silêncio!! Durante todo este tempo, estive sempre ao SERVIÇO do DHARMA, do YOGA e de cada um de VÓS.


Continuarei ao Serviço de um Bem Maior, que neste momento não tenho outro svādharma que não este, mas agora apenas pela presença quotidiana no Padma Yoga Shala🌿, pelas aulas de āsana, pelo exemplo na prática de Yama/Niyama, pelas respostas que darei a cada questão que me colocarem pessoalmente.


Mas hoje, neste momento presente, no aqui e agora, sinto plenamente que já disse tudo o que tinha para dizer, que já expus tudo o que tinha para expor, que já fiz a minha parte e que chegou o momento de fazer uma pausa nesta forma de divulgação e deixar que tudo o que foi transmitido até agora (e que ainda pode ser encontrado aqui) possa amadurecer da forma mais conveniente para cada um e seja colocado em prática (se considerarem que é justo e correcto fazê-lo), de forma a servir o mais elevado potencial de cada um de vós, que tivestes a paciência de me ler cada mês, ao longo do último ano e meio (e mais além).


Afinal, nós somos os únicos responsáveis da forma como acolhemos, integramos e colocamos em prática os ensinamentos do Yoga, os ensinamentos da VIDA...


 

Yogasūtra I.21

तीव्रसंवेगानामासन्नः॥२१॥

tīvrasaṁvegānām āsannaḥ ॥21॥

«O êxito pertence àqueles cujo impulso é impetuoso».



 

Yogasūtra I.22

मृदुमध्याधिमात्रत्वात् ततोऽपि विशेषः॥२२॥

mṛdumadhyādhimātratvāt tato ’pi viśeṣaḥ ॥22॥

«Uma especificidade [existe] ainda devido aos lentos, moderados e intensos [natureza dos meios empregues].».




 

« Não tenho força, pequeno indivíduo que sou, para fazer frente à enorme máquina totalitária das mentiras, mas posso pelo menos certificar-me de que não sou um canal para mentiras. »

Alexandre SOLJENITSYNE




Para reflexão... Infelizmente, mais uma vez, não encontrei nenhum exemplar com legendas em português...


Este senhor, cuja sabedoria possui uma vibração com a qual ressoo bastante, tem inúmeros vídeos com legendas em português que são igualmente inspiradores, mas foi este que ecoou profundamente em mim, por transmitir perfeitamente a frequência da VERDADE (Satya) de que tanto falei ao longo do último ano e meio!! Quem sabe se alguém com conhecimentos de Inglês, encontra um momento livre no seu quotidiano, para traduzir as legendas existentes e partilhá-las com os colegas que não compreendem a língua!


 


Com todo o meu amor e carinho, desejo-vos coragem, bons questionamentos (hoje e sempre) e boas práticas… Dentro e fora do tapete! Para que um dia, possamos ver no mundo, a mudança que ocorre em nós através do Yoga!

Namaste, 🙏💙✨ Rita


 

ॐ लोकाः समस्ताः सुखिनो भवन्तु

ॐ शान्तिः शान्तिः शान्तिः॥

Om lokā samastā sukhino bhavantu

Om śāntiḥ śāntiḥ śāntiḥ

Om

Que todos os seres, em todos os lugares, sejam felizes.

Que haja Paz, Paz, Paz.



bottom of page