top of page
Rechercher
  • Photo du rédacteurRita

Conteúdo das aulas Online


Queridos alunos e amigos 🌿,

Espero que se encontrem todos saudáveis, confiantes e o mais tranquilos possível, tendo em conta a situação actual. 🙏🌿💚 Abaixo, encontrarão um programa mais detalhado do conteúdo de cada aula online, muitos de vós, têm tido dúvidas sobre o que são e, acima de tudo, sobre qual é a utilidade delas… Espero poder esclarecer-vos com este e-mail.  Todas as aulas terão como base o conhecimento que fui adquirindo ao longo dos meus 15 anos de prática, da formação de quatro anos de professores de Yoga, dos 11 anos a dar aulas e de todas as formações contínuas que fui fazendo ao longo de todos estes anos. São as próprias bases e fundações de tudo o que vos transmito, em cada conversa e em cada aula prática,


no Padma Yoga Shala🌿...



 

Como já foi referido na Newsletter de Abril 2020, em Abril todas as aulas online serão gratuitas para os alunos do Padma Yoga Shala🌿, que estavam inscritos em Março, independentemente de terem (ou não) a mensalidade em dia. Se quiserem participar, são todos bem-vindos! Se não quiserem ou não puderem, está tudo bem! Certas coisas estão completamente diferentes, no espaço de poucas semanas, mas outras, continuam exactamente na mesma. No que diz respeito à transmissão do Yoga, há algo que se mantém exactamente na mesma... O professor continua a fazer meio caminho, mas ao aluno cabe a responsabilidade de caminhar a outra metade, se assim o desejar e estiver pronto para isso 😉! Podem participar numa aula ou em todas elas, a escolha é vossa!


Se não são alunos do Padma Yoga Shala🌿, mas estão interessados em participar, saibam que essa possibilidade existe, mediante sistema de troca ou doação (monetária ou outra) e dependendo das vossas possibilidades, já que mesmo em alturas de crise (e fora delas também), parece-me importante cultivar a capacidade do ser humano para “dar e receber”, em vez de nos posicionarmos só de ou lado ou só do outro. Não partam do princípio que não têm nada para dar, ou que o que poderiam dar não interessa aos outros! Todos temos algo para partilhar com os outros, e só podemos saber verdadeiramente se o que temos para partilhar, interessa ou não aos outros, depois de lhes perguntarmos directamente! Por isso, se a vossa intenção for sincera, não deixem de entrar em contacto comigo por email!


Estas aulas serão “ao vivo” e não serão gravadas. De certa forma, é uma maneira de continuarmos a reunirmo-nos, a estar juntos, uma ou várias vezes por semana, segundo as disponibilidades de cada um de vós. Vamos iniciar estas aulas online com a versão gratuita do Zoom, que só recebe até 40 pessoas, por períodos de 40 minutos. Se com o tempo houver muita adesão e for necessário fazer alterações, assim o faremos! Encontram acima o HORÁRIO em vigor a partir de quarta-feira, 1 de ABRIL (também estará online). Poderão obter o link para terem acesso às aulas, entrando em contacto comigo por email. Os actuais alunos do Padma Yoga Shala🌿, já têm essa informação na sua caixa de correio! Se não a encontrarem, verifiquem o SPAM e, se ainda assim não a encontrarem, entrem am contacto comigo por email.


 

E agora, o conteúdo das aulas, que terão lugar de segunda a quinta-feira,

de manhã e/ou ao final do dia :


 

Segundas-feiras, das 18h às 18h40  - Satsaṅga

[saṅga] m. associação com o bem ; boa companhia ; assembleia para fins espirituais | soc. proximidade do mestre [guru] “Dictionnaire Héritage du Sanscrit de Monnier-Williams”

Teórico - Falaremos de temas relacionados com o Yoga, com o conhecimento de si mesmo e de que forma podemos aplicar os ensinamentos do Yoga ao quotidiano. O objectivo de um Satsaṅga, não é desenvolver discussões filosóficas ou conceptuais, mas sim marcar um encontro connosco mesmos, para que possamos, além do nosso ego, das nossas crenças e dos nossos ideais, permitir a revelação de que já SOMOS, tudo aquilo que buscamos fora de nós (incluindo a felicidade). Qual é, principalmente nestes tempos de isolamento social, a vossa disponibilidade para um encontro convosco mesmos?



 

Segundas-feiras, das 18h40 às 19h20  - Perguntas & Respostas

Teórico - Tempo para esclarecer dúvidas levantadas pelo tema abordado no Satsaṅga, ou outras em relação com a prática de Yoga



 

Terças-feiras, das 8h às 8h40  - Prāṇāyāma

Prático - O Prāṇāyāma corresponde ao 4º membro do Aṣṭāṅgayoga, o Yoga de Patañjali (o āsana, a postura é o 3º membro ou āṅga). Nestas aulas, aprenderemos a respirar de forma consciente (e não, não é tão natural ou espontâneo como poderíamos pensar!), tentando desenvolver uma maior presença e atenção na forma como o fazemos. Aos poucos, poderemos aprender a sentir e reconhecer uma maior ligação corpo-mente e a expandir a nossa energia vital, através da nossa respiração.


 


Quartas-feiras, das 18h às 18h40  - Yogasūtra de Patañjali

Teórico-prático - A palavra sūtra tem vários significados. Pode significar corda, cordão ou fio, aforismo ou texto constituído de aforismos e é definido da seguinte forma : “Com poucas letras, sem equívoco, constante, universal, sem digressão e com palavras pertinentes, é o que dizem dos aforismos aqueles que os conhecem”. No caso do Yogasūtra de Patañjali, designa todas estas definições ao mesmo tempo, cada aforismo individualmente, o tratado a que dão origem quando vistos em conjunto, mas também o fio condutor entre cada um desses sūtra. É o texto de base do Yoga no Shala. De todos os textos sagrados do Yoga, o Yogasūtra de Patañjali foi certamente o catalizador da minha própria tomada de consciência sobre a verdadeira razão do meu “sofrimento e insatisfação” permanente, permitindo-me compreender uma série de “porquês”. Essencialmente, este tratado ajudou-me a compreender a razão da minha necessidade de seguir uma via espiritual e a motivar-me para continuar a avançar no estudo do “eu”, na tentativa de realizar o Conhecimento do “Eu”. Espero que possa ter um efeito semelhante sobre vós.


 


Quintas-feiras, das 8h às 8h40  - Relaxamento Guiado/Meditação

Yogasūtra I.2 योगश्चित्तवृत्तिनिरोधः॥२॥ yogaś-citta-vr̥tti-nirodhaḥ ॥2॥ “O Yoga é a paragem dos movimentos da consciência [da agitação existencial].”

Prático - O objectivo desta aula é aprender técnicas de relaxamento, de concentração e de meditação que nos permitam acalmar corpo e mente, permitindo-nos desenvolver novas ferramentas e ganhar autonomia e encontrar dentro de nós, os meios e recursos para fazer face às dificuldades do quotidiano (dentro e fora de épocas de crise). 


 


Quintas-feiras, das 18h às 18h40  - Yama/Niyama ao Quotidiano

Teórico-prático - Inicialmente, vou apresentar-vos os princípios éticos do Yoga, tal como preconizados por Patañjali, ou seja, Yama e Niyama, os dois primeiros membros do Rājayoga ou Yoga Clássico de Patañjali; a seguir, vamos fazer vários exercícios para encontrar a ligação entre esses princípios e a prática do Yoga ao quotidiano (dentro e fora do tapete). Os Yama, que correspondem à primeira etapa do Yoga de Patañjali (1º membro ou āṅga), são os ditos “refreamentos” e determinam o comportamento ético do yogin (aquele que dedica a sua vida ao estudo e prática de Yoga, yoginī, no caso das mulheres) , mas deveriam igualmente determinar o comportamento ético dos praticantes de Yoga em geral, em todas as partes do mundo. A prática dos Yama abrange cinco grandes obrigações éticas e morais que não se aplicam exclusivamente aos yogins, mas que se espera que estes levem à perfeição, o que lhes confere certos poderes ou faculdades extraordinárias. Referem-se ao controle das tendências naturais e instintivas, inerentes a todos os seres vivos, de modo a harmonizar as relações do homem em sociedade e com os seres vivos em geral. Os Niyama (2º membro ou āṅga), são as regras de conduta ou “observâncias” que constituem a segunda etapa da prática do Yoga. O seu propósito é a organização da vida interior e pessoal dos yogins. Estas observâncias, que devem ser praticadas quotidianamente, permitem eliminar as emoções e pensamentos.

 

Solidão e grandeza da moral: você vale única e exclusivamente pelo bem que faz, pelo mal que se proíbe fazer, sem nenhum benefício além da satisfação de fazer o bem - mesmo que ninguém jamais venha a saber do seu feito.


André Comte-Sponville



 

Obrigada a todos os que chegaram até aqui e a todos os que têm vontade de me ler! Obrigada a todos os que, mesmo não concordando comigo, vão mantendo o 💚aberto e tentam compreender (sem julgamentos) o porquê das minhas acções! Obrigada a todos aqueles que se esforçam para manter a prática deYogaem casa (acreditem que o mundo inteiro beneficia dessa energia...)! Espero que se mantenham todos saudáveis,sem medo, seguros e, acima de tudo, estudiosos e praticantes deYoga, dentro e fora do tapete!


 

ॐ लोकाः समस्ताः सुखिनो भवन्तु⎜ ॐ शान्तिःशान्तिःशान्तिः⎜⎟ Oṃ

Oṁ lokā samastā sukhino bhavantu

Oṁ śāntiḥ śāntiḥ śāntiḥ

Hariḥ Oṁ Oṃ

Que todos os seres, em todos os lugares, sejam felizes.

Que haja Paz, Paz, Paz.


 

Sem mais palavras, bons questionamentos, boas práticas! E, até já, online...


Namaste,

🙏💚🌿 Rita



bottom of page