top of page
Rechercher
  • Photo du rédacteurRita

Janeiro/21...


Queridos alunos e amigos,

Depois de um ano tão intenso, cru e atribulado como 2020, volto a reabrir as portas do 🌱Padma Yoga Shala, na segunda-feira, 04/01/2021, com um novo horário, uma energia renovada e a firme intenção de continuar a trabalhar interiormente para encarnar plenamente a mudança que quero ver manifestada no mundo.


Alargo voluntariamente essa intenção ao espaço físico que é o 🌱Padma Yoga Shala, para que possa continuar a ser um espaço de Paz, Harmonia, União e Liberdade para todos os que o frequentam, um porto seguro para todos os que procuram conhecer-se melhor, que procuram ser livres e soberanos criadores da sua própria Realidade.


Em Janeiro, as aulas de Hatha Yoga darão lugar a aulas de Iniciação ao Ashtanga Yoga, que serão adaptadas a todas as pessoas que tenham uma vontade genuína de praticar Yoga, independentemente da idade, do método anteriormente praticado ou do nível de prática (se é que tal coisa existe, mas enfim, acho que assim toda a gente percebe o que quero dizer 😉😂…).



Às quartas-feiras, vamos continuar com as nossas Reflexões, Conversas e Práticas informais online sobre os mais diversos temas em relação com o Yoga e a Espiritualidade, animadas pela inspiração e necessidade energética do momento e sempre de acordo com o Dharma, respeitando assim a Ordem Cósmica💫. Estes momentos de partilha, gratuitos e reservados aos alunos do 🌱Padma Yoga Shala, têm como objectivo sustentar e complementar a prática de Yoga ao quotidiano, além do tapete.


Este mês, o Shala estará encerrado

na quarta-feira, 13/01/21, dia de LUA NOVA 🌑

e na quinta-feira, 28/01/21, dia de LUA CHEIA 🌕.

Recomenda-se descanso da prática de āsana, nestes dias.



Transmito-vos os meus Votos, para 2021 :


Que cada um de vós possa encontrar dentro de si mesmo, a força, a coragem, a determinação, a entrega, a constância e ao mesmo tempo, o desapego, a resiliência, a paciência e a compaixão necessárias para reconhecer o vosso próprio valor, enquanto ser Divino, Soberano e Livre que realmente são! Que 2021 possa ser o ano em que se autorizam a abrir mão dos véus da ilusão e da ignorância, do ego, do apego, da repulsa e do medo, que tanto mexeram connosco em 2020 e que, muito provavelmente, sentem que ainda vos retêm e vos trazem sofrimento! Que 2021 possa ser o ano em que deixam de procurar no exterior a resposta para a vossa Existência (sat - सत्), Consciência (citta - चित्त) e Felicidade (ānanda - आनन्द) e se autorizam a reconhecer dentro do vosso coração, que esta essência de Sacchidānanda não é algo que alcançamos, mas sim o que realmente SOMOS! Que 2021 possa ser o ano em que, reconhecendo esta Verdade, se sintam livres para SIMPLESMENTE SER!


 

Gostaria de relembrar que o 🌱Padma Yoga Shala não é um espaço comercial (nem nunca teve a intenção de ser), mas sim um espaço dedicado ao estudo e à prática de Yoga (Shala - śālā [शाला] significa casa, sala ou espaço de estudo), dentro do qual cada um de nós percorre, ao seu próprio ritmo, o caminho que nos leva a uma maior Plenitude, Equilíbrio, Consciência e Liberdade, através do nosso corpo, da nossa respiração e da nossa mente, até alcançarmos a Consciência da nossa verdadeira essência… O Yoga não é um produto que podemos comprar, nem tão pouco um serviço que pode ser prestado pelo professor ao aluno… Assim, quando enveredamos por este caminho, temos de ter consciência que ninguém o pode percorrer por nós… Cada passo dado é da nossa exclusiva responsabilidade e é assim que tem de ser! A forma como vivemos a nossa prática (e já se sabe que o Yoga não é diferente da Vida) é sempre uma escolha nossa, dependente da nossa vontade pessoal e consequência da nossa maturidade.


“Cada um tem de ser mestre e discípulo de si próprio - não há nenhuma autoridade, há apenas compreensão.”

Jiddu Krishnamurti



 

Mas porque sei que o caminho nem sempre é fácil e implica equilíbrio entre prática constante (abhyāsa - अभ्यास) e desapego (vairāgya - वैराग्य), entre esforço justo e relaxamento, quero que saibam que podem contar comigo para caminhar ao vosso lado, para vos inspirar e encorajar de cada vez que vos faltem as forças para colocar um pé à frente do outro, se assim o desejarem.

É preciso tempo e confiança para construir a nossa relação com o Yoga. Esse mesmo tempo e essa confiança são igualmente necessários na construção da relação com o professor da nossa escolha. Cabe tanto ao Yoga, como ao professor, adaptar-se a nós, às nossas características e capacidades, ao nosso corpo, à nossa respiração, à nossa mente. No entanto, esta adaptação acontece sem que se efectue qualquer alteração na essência, na integridade e na autenticidade, tanto do próprio Yoga, como do professor (que deve fazer o trabalho necessário de integração, para encarnar os ensinamentos antes de os transmitir) e é assim que, passo a passo, valor a valor, postura a postura, respiração a respiração, pensamento a pensamento, pela mão do tempo e da confiança, o Yoga nos liberta dos nossos condicionamentos, nos revela a nossa verdadeira essência e Consciência e nos traz a Liberdade e a União. O Yoga adaptou-se a nós, o professor adaptou-se a nós (esta adaptação significa acima de tudo que o ensino é individual e personalizado, não que tudo será muito fácil, ou que não há esforços pessoais a fazer, ou que tudo corre sempre como queremos, PORQUE os VERDADEIROS ensinamentos e os BONS professores confrontam-nos com o que PRECISAMOS, não obrigatoriamente com o que QUEREMOS!!) e, muitas vezes sem darmos conta, algo se transformou em nós, algo se tornou mais claro e torna-se mais fácil percebermos QUEM realmente SOMOS


“Através do nosso próprio conhecimento - das nossas actividades, dos diálogos sem fim, das nossas imaginações e caprichos - toda a rede da sua acção - está o fim do sofrimento. O sofrimento impede a clareza. A meditação é essa clareza em que não existe divisão.

O oposto é produto da confusão.”

Jiddu Krishnamurti



 

Em 2021, possamos todos nós encontrar dentro do nosso coração a União e a Liberdade, que são o verdadeiro objectivo do Yoga, independentemente de todas as condições exteriores! Possamos todos nós encontrar a resposta à pergunta : “QUEM SOU EU?”, que anima quase todos os que avançam de forma dedicada e perseverante pelo caminho do Yoga.

Quando formos um número suficiente a alcançar este objectivo, tal como na Teoria do Centésimo Macaco (os alunos “online” sabem do que falo, os outros, se estiverem interessados, podem seguir este link), não tenho dúvidas que veremos mudar certos paradigmas e veremos emergir uma nova sociedade, mais dhármica, mais justa, mais nobre e mais bela.


"O que eles não fizeram para me enterrar.

Mas esqueceram-se que eu era uma semente."

Dinos Christianopoulos



 


“Se tiverdes um amor irresistível por tudo quanto é elevado, nobre, justo, belo, se trabalhardes com a plenitude do coração, em plena consciência e com toda a vontade para atingir e realizar isso, o vosso futuro estará traçado : um dia vivereis nas condições que correspondem às vossas aspirações, ao vosso ideal. Eis tudo o que há de essencial a saber sobre o vosso futuro. Tudo o resto, as posses, a glória, as relações com tal homem ou tal mulher, e mesmo a saúde, são coisas secundárias, porque passageiras, tudo isso pode ser-vos dado ou retirado. Um dia, nada vos restará, de facto, além daquilo que corresponde exactamente às aspirações da vossa alma e do vosso espírito.”


Omraam Mikhaël Aïvanhov


 

Em 2020 dediquei a maior parte da minha energia a executar um árduo e intenso trabalho pessoal interior e exterior de eliminação da influência dos kleśa na minha vida, por isso, em 2021 podem encontrar-me no 🌱Shala a viver um dia de cada vez, cada vez mais livre e soberana, sempre empenhada em manter a autenticidade e a integridade dos ensinamentos que me transmitiram os meus professores (e a quem dedico, cada dia, os frutos desses mesmos ensinamentos, com uma profunda gratidão 🙏💚), a “lavar as minhas batatas” (se não percebem o que digo, agora está mesmo na hora de clicar no link da Teoria do Centésimo Macaco… 😉), a esvaziar a minha mente e simplesmente “ser água, meus amigos”!



“Be water, my friend!” - Bruce Lee

 

Estou-vos muito grata por terem participado ou por continuarem a participar, de forma directa ou indirecta, nesta aventura! Estou-vos muito grata por tudo o que me ensinaram e continuam a ensinar, seja através das vossas palavras ou do vosso silêncio, das vossas acções ou da vossa quietação, da vossa presença ou da vossa ausência!


Sabendo que tudo o que tiver que fluir, fluirá e tudo o que tiver que quebrar, quebrará, em 2021, coloco a intenção de manter sempre presentes no meu coração as verdadeiras prioridades e aspirações da minha alma e do meu espírito, para poder continuar a retribuir o TANTO que me dá este processo a que chamamos VIDA…


 

ॐ असतो मा सद्गमय । तमसो मा ज्योतिर्गमय ।

मृत्योर्मा अमृतं गमय । ॐ शान्तिः शान्तिः शान्तिः ॥

oṁ asato mā sad gamaya tamaso mā jyotir gamaya

mṛtyor mā amṛtaṁ gamaya oṁ śāntiḥ śāntiḥ śāntiḥ

Oṁ

Possamos nós ser conduzidos da ilusão para a verdade.

Possamos nós ser conduzidos da escuridão para a luz.

Possamos nós ser conduzidos da morte para a imortalidade.


Que haja Paz, Paz, Paz.


 

ॐ लोकाः समस्ताः सुखिनो भवन्तु

ॐ शान्तिः शान्तिः शान्तिः॥

Oṁ lokā samastā sukhino bhavantu

Oṁ śāntiḥ śāntiḥ śāntiḥ

Hariḥ Oṁ 

Oṁ

Que todos os seres, em todos os lugares, sejam felizes.

Que haja Paz, Paz, Paz.


 

Um Feliz 2021✨ para todos vós!! Obrigada por me lerem… Com todo o meu amor e carinho, desejo-vos coragem, bons questionamentos (hoje e sempre) e boas práticas… Dentro e fora do tapete! Para que um dia, possamos ver no mundo, a mudança que ocorre em nós, através do Yoga! Espero ver-vos em breve…

Namaste, 🙏💚🌿 Rita



bottom of page